Inundação atinge famílias em oito municípios de Rondônia

31 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Rio Madeira

O rio Madeira manteve ontem nível de estabilidade, na faixa dos 19, 58 metros, situação que  ocorre desde sexta-feira (28),  com 3.464 famílias atingidas, das quais 1.380 precisaram ser transferidas para abrigos em Porto Velho e distritos. As inundações também afetam moradores dos municípios de Cacoal, Candeias do Jamary, Jaru  e Pimenta Bueno, elevando para 4.800 o número de famílias que precisaram sair de suas casas em todo o estado. Os dados são da Coordenadoria  Estadual da Defesa Civil.

4 - pimenta bueno
No município de Pimenta Bueno, a elevação do nível dos rios Pimenta Bueno e Barão de Melgaço obrigou a Defesa Civil a providenciar a imediata retirada das famílias, que estão alojadas temporariamente no clube Apediá. Foram contabilizadas na região 19 famílias desabrigadas e 350 desalojadas.
Em Cacoal, onde há 134 famílias que tiveram suas residências inundadas, os órgãos que atuam com a Defesa Civil também atuam na manutenção de pontes avariadas pela força das águas.  Lá, estão mobilizados no atendimento aos atingidos pela enchente a Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho, Secretaria Municipal de Obras e Secretaria do Meio  Ambiente.
Com 613 famílias com casas inundadas, o município de Guajará Mirim sofre com o isolamento, que dificulta a chegada de alimentos, remédios e combustível. A área de saúde foi reforçada com mais uma equipe da Força Nacional de Saúde, que instalou-se na região na semana passada para estabelecer uma conduta padrão de serviços neste período.
A missão da Força Nacional de Saúde vai apresentar um relatório à Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, em que indicará a necessidade de reforço neste trabalho ou considerar que todas as providências adotadas são suficientes para atender as demandas geradas pela enchente, inclusive no período de vazante do rio.
4 - guajara
Além de Guajará Mirim, o vizinho município de Nova Mamoré  também sofre com o isolamento por via terrestre. Aeronaves a serviço da Defesa Civil Estadual fazem viagens diárias levando medicamentos e trazendo doentes para serem atendidos na capital.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Marcos Freire, Ésio Mendes, Rondonia Dinâmica