Governo de Rondônia
18/04/2024

NOVOS EQUIPAMENTOS

Investimentos na usina de Pimenta Bueno dobrarão a produção de calcário em Rondônia

10 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Usina de Pimenta Bueno

Usina de Pimenta Bueno

A Usina de Calcário de Pimenta Bueno tem capacidade para produzir 400 mil toneladas de calcário por ano e agora o governo de Rondônia faz novos investimentos para dobrar a capacidade de sua produção. Devem chegar nos próximos dias uma britadeira móvel e mais quatro moinhos, além de outros equipamentos que já foram licitados e estão aguardando a entrega por parte da empresa vencedora da licitação.

De acordo com Adilson Júlio Pereira, assessor da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), com os novos investimentos que estão sendo feitos na Usina de Calcário a capacidade de produção vai passar de 400 mil toneladas ano para 800 mil toneladas anuais. “Os equipamentos já estão sendo adquiridos, alguns já estamos recebendo, outros estamos aguardando o fornecimento. A previsão para estar funcionando com maior capacidade é até o final deste ano”, afirmou.

Adilson Júlio disse que além da britadeira móvel e dos quatros moinhos previstos para chegar nos próximos dias, já foram adquiridos uma Escavadeira Hidráulica – a PC -, três caminhões, um caminhão meloza, um caminhão agrícola, um caminhão pipa, uma retroescavadeira e um microônibus. O governo do estado também irá fazer melhorias nas instalações da usina. O serviço já foi licitado, só falta assinar a ordem para iluminar a parte interna, externa e pátio da empresa com vistas a oferecer condições de funcionamento no período noturno. “O planejamento é colocar a usina para funcionar 24h por dia”, esclareceu, acrescentando que será construído ainda um barracão para armazenar a rocha detonada.

Veja as fotos

Todos esses investimentos estão sendo feitos com recursos do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise). O governador Confúcio Moura ressaltou a importância dos investimentos na usina, que irão refletir diretamente na qualidade e quantidade produtiva das pastagens e culturas de grãos no estado. “O calcário é um insumo indispensável para correção do solo”, disse.

ENSACADO

Conforme o gerente-geral da usina, Ronil Peron, “em breve trabalharemos com o calcário ensacado para que pequenos produtores tenham acesso”. O produto poderá ser adquirido nos estabelecimentos comerciais do ramo, em todo o estado. Para quem compra em grande quantidade, basta procurar o escritório de vendas, que fica em Espigão do Oeste, ou fazer contato pelo telefone (69) 9933 3673 ou via e-mail: vendascalcarioro@hotmail.com.

Ronil Peron explicou que 24h após o pagamento da fatura, a instituição bancária informará que o pagamento foi feito e o cliente poderá retirar o produto na usina, localizada na Estrada do Calcário, Km 84, zona rural de Pimenta Bueno. Agora se a quantidade for muito grande o cliente deve fazer o agendamento para retirada direta na usina.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Empresas, Governo, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo