Governo de Rondônia
28/03/2024

CAMPO

Investindo em tecnologia e informação, pecuária leiteira de Rondônia inicia o ano com perspectivas otimistas de produção

25 de janeiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Assistência técnica e orientações repassadas pela Emater-RO.

 

Por volta do vigésimo dia de cada mês, um fenômeno acontece na economia de Rondônia. Cerca de R$ 500 milhões circulam rapidamente pelo comércio, a polícia reforça a segurança e a euforia contagia um segmento específico no campo. É quando a indústria de laticínio libera o pagamento aos produtores. Com mais de 2,2 milhões de litros diários, o estado deve continuar recebendo bons frutos do segmento em 2018, a partir dos investimentos feitos em tecnologia e informação.

Rondônia é o maior produtor leiteiro da região Norte e o oitavo no país.

O crescimento no setor tem por base novas tecnologias e o conhecimento, que chegam ao produtor familiar através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do governo estadual.

Se o dia de pagamento provoca euforia generalizada entre os produtores, não é menor o entusiasmo entre os extensionistas, os técnicos da Emater que visitam as pequenas propriedades regularmente para levar conhecimento.

“Eles são praticamente da família. São convidados para ser padrinhos de batismo e de casamento”, revela Francisco Sobrinho, diretor de o diretor de Tecnologia e de Planejamento da Emater.

A extensão rural disponibilizada pela empresa é voltada para o pequeno produtor, aquele que não tem condição de trazer um especialista para sua propriedade. Este contingente é responsável por cerca de 80% de toda a produção leiteira, ou seja, uma parte substancial da economia do estado.

A circulação do dinheiro que vem da produção leiteira também é diferente, segundo Francisco Sobrinho. “O produtor recebe pela manhã e à tarde já pagou os fornecedores, o comércio, o posto de combustível. É tudo muito rápido”, explica.

A média de produtividade é de 5 litros diários por vaca

Há uma explicação, segundo o diretor da Emater, para esta “volatilidade” dos ganhos. É que, ao contrário de outros produtos, o leite não pode ser armazenado por muito tempo. É produzido todos os dias e tem mercado garantido. O preço, embora seja regulado pelo mercado e correr riscos, assegura uma renda para a família todos os meses.

O governador Confúcio Moura admite que a produção leiteira ainda tem muito a oferecer. Ele incentiva a difusão da tecnologia e, sobre o manejo, dá exemplos práticos, sem esquecer que a melhoria genética é fundamental neste ramo. “Aquela vaquinha que produz pouco deve ser trocada por outra que dê mais leite”, costuma recomendar quando fala aos produtores.

RANKING

Até o início de 2017, o município de Jaru, na região central do estado, era o maior produtor de leite de Rondônia com 100.05 litros diários e média de 4,22 litros por vaca em suas 1.339 propriedades.

Ao final do ano, o município foi superado por Nova Mamoré, que apresentou 124.414 litros diários e média de 4,83 litros por vaca em 1.538 propriedades. Neste ranking, Porto Velho ocupa apenas a 8ª posição com 78.221 litros diários em 1.248 propriedades, mas subiu seis posições em relação ao levantamento anterior.

Em todo o estado, a média de produtividade é de 5 litros diários por vaca em 32.458 propriedades rurais.

A grandiosidade do setor é sustentada por números. A pecuária leiteira envolve mais de 60 mil postos de trabalho.

Vários fatores contribuem para que a bovinocultura leiteira tenha crescimento tão significante em Rondônia. Segundo Francisco Sobrinho, o clima favorável é um deles.

“O apoio do governador Confúcio Moura ao definir políticas positivas para o setor é fundamental”, analisa Sobrinho, que é engenheiro agrônomo que defende com ardor o trabalho dos extensionaistas da empresa estatal.

SUCESSÃO

Outra novidade que está cada vez mais incorporada à produção leiteira envolve a juventude. Os pais oferecem um espaço para que os filhos explorem alguma atividade nas propriedades. “Os jovens passam a ter sua própria renda e não precisam mais vir para as cidades em busca de trabalho. O êxodo é contido e a sucessão rural é garantida”, complementa.

Contra eventuais críticos aos gastos da empresa, Sobrinho responde com uma calculadora. “Investimos R$ 40,6 por cada membro das famílias no campo por mês. É mais barato que o que se gasta com famílias nas ruas. E quem está no campo está produzindo riquezas”, argumenta.

Para 2018, as perspectivas seguem animadoras. A pecuária de leite é tão promissora que impôs a criação de uma feira específica para o setor, realizada em novembro de 2017, no município de Ji-Paraná, a Rondoleite. Ali, cerca de 1 mil produtores foram levados para conhecer as novidades do mercado na produção de alimentos, tecnologia, qualidade genética e crédito. O evento foi um sucesso.

Leia mais:
Feira do Agronegócio do Leite prepara Rondônia para mercado externo de laticínios
Projeto vai reduzir intervalo entre partos em rebanho leiteiro em Primavera de Rondônia
Dia Especial apresenta melhoramento genético de rebanho leiteiro


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Emater
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo