Governo de Rondônia
24/04/2024

DEFESA DO CONSUMIDOR

Ipem destrói em Porto Velho oito mil itens de produtos e equipamentos não certificados

29 de janeiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Plástico e metais são os maiores componentes de produtos apreendidos e agora prensados pelo Ipem na Vila Princesa

 

A Comissão de Destruição de Produtos ou Instrumentos Apreendidos do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) inutilizou hoje (29) na comunidade de catadores de recicláveis da Vila Princesa, em Porto Velho, oito mil produtos e equipamentos, especialmente brinquedos que não tinham certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Segundo a gerência de tecnologia do Ipem, eles deveriam apresentar informações obrigatórias, selo do Inmetro, dados do fabricante, composição, faixa etária. Ao mesmo tempo, as tintas de alguns desses produtos  são nocivas à saúde das crianças. Além dos brinquedos, faziam parte dos lotes destruídos: bebedouros, materiais elétricos diversificados e equipamentos de proteção individual (máscaras) apreendidos em empresas.

Segundo o presidente do Ipem-RO, Edvaldo Soares, a inutilização é amparada pela Portaria 70/2014 do Inmetro, e se constitui apenas parte do processo aberto pela fiscalização. Quando arbitrada a pena, o processo continua, com direito à defesa.

Na Operação Natal, o Ipem fiscalizou 6.350 brinquedos, 80 bicicletas infantis, 70 luminárias pisca-pisca e ainda diversas mangueiras pisca-pisca de led.

A portaria determina que o descarte seja feito em ambientalmente adequada em aterros, a fim de evitar danos ou riscos à saúde pública, à segurança, e também, minimizar impactos ambientais adversos.

Nem Inmetro, nem Ipem nos estados podem comercializar produtos apreendidos. Resíduos são doados a instituições cadastradas. A cada ano, instituições de Rondônia e do País recebem pelo menos 300 mil produtos pré-medidos [embalados sem a presença do consumidor]. Entre elas, asilos, associação de catadores e casas de recuperação de dependentes químicos.

Isso resultada a fiscalização em prateleiras, cestas básicas, em tudo aquilo que a dona de casa não consegue pôr os olhos no momento da embalagem: arroz, feijão, óleos comestíveis, leite, farinha, macarrão, sabão em pó, sabonetes, material de construção, entre outros.

1,8 MILHÃO DE PRODUTOS IRREGULARES

O Inmetro verificou no País mais de 22 milhões de instrumentos de medição, e retirou do mercado de quase 1,8 milhão de produtos irregulares, conforme informação no site do órgão.

Fiscais dos órgãos delegados do Inmetro examinaram 700 mil produtos pré-medidos, em 22 mil estabelecimentos brasileiros. A Diretoria de Metrologia também criou o Programa Nacional de Combate a Fraudes em Bombas Medidoras de Combustíveis Líquidos.

Soares (d), presidente do Ipem-RO

Soares destacou o avanço tecnológico do Ipem no ano passado em Rondônia. Além da estrutura física de atendimento na sede no bairro São Sebastião, em Porto Velho, o instituto recebeu aparelhos para aferição de taxímetros, mototaxímetros, e instalou o laboratório de verificação metrológica e perícia de medidores de energia elétrica – o 2º estado da região norte a fazer isso.

“Atualmente, computamos 1,3 mil verificações elétricas mensais na rede elétrica”, disse.

A equipe de especialistas em metrologia legal no Ipem é composta por 30 servidores. Eles avaliam a conformidade [qualidade] de produtos assentados em três pilares distintos: saúde, segurança e meio ambiente. “A certificação é compulsória para mais de 600 produtos e cabe ainda ao Ipem a concessão de registros para empresas de manutenção”, assinalou Soares.

ETIQUETAGEM

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular chegou ao seu 9º ano e atingiu o recorde de 1.058 modelos inscritos, de 35 marcas, o que significa que praticamente toda a indústria automobilística aderiu ao programa.

Entre os produtos apreendidos: bicicletas infantis, ventiladores, isqueiros descartáveis, preservativos masculinos, pneus importados, equipamento de baixa tensão, como lâmpadas fluorescentes, lâmpadas incandescentes, disjuntores, starters, plugues, tomadas, filtro de linha, reatores eletrônicos, cabos e fios, extensão, pisca-pisca natalino, produtos têxteis e balanças eletrônicas.

Nos instrumentos de medição – balanças, bombas de combustível, taxímetros, medidores de pressão arterial, termômetros clínicos, bafômetros e muitos outros – o Ipem verifica se estão medindo corretamente e respeitam a regulamentação metrológica do Inmetro. Caso o instrumento esteja irregular o responsável pelo seu uso é autuado e obrigado a corrigir as irregularidades apresentadas.

O QUE FAZ O IPEM

  • Instrumentos de medição e medidas materializadas [quando utilizados nas transações comerciais ou que envolvam saúde e segurança];
  • Produtos pré-medidos [produtos cujas quantidades são determinadas sem a presença do consumidor];
  • Produtos têxteis [no que se refere às inscrições obrigatórias constantes das etiquetas têxteis];
  • Produtos sujeitos à certificação obrigatória [no que se refere ao uso da marca de conformidade do Inmetro];
  • Calibrações e inspeções de instrumentos e sistemas de medição.

Veja no Portal do Inmetro dicas [água, adereços, fantasias e preservativos] para o carnaval com segurança.

 Leia mais
Operação natal 2017
Servidores participarão de curso de capacitação do Inmetro
Ipem fiscaliza produtos de origem infantil
Fiscalização abrange equipamentos hospitalares
Ipem fiscaliza mais de mil produtos têxteis em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ecologia, Economia, Governo, Indústria, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo