Governo de Rondônia
26/04/2024

Ipem e Agevisa assinam termo para verificação metrológica de instrumentos.

08 de novembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

Para garantir o bom funcionamento e a precisão dos esfigmomanômetros (aparelho de aferir pressão), balança de manipulação e balança de precisão, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem) e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) assinaram na manhã desta sexta-feira (8) um termo de cooperação.

 

O termo tem o objetivo de garantir a verificação metrológica dos instrumentos que estão em uso público. Segundo o presidente do Ipem, Osni Ortiz, existe um desvio de leitura em cerca de 28% dos aparelhos. “Isso pode levar a um diagnóstico errado, por isso é importante que haja em todo o Estado um controle desses aparelhos”.

Os aparelhos de esfigmomanômetros exercem um papel relevante em diagnósticos iniciais de várias patologias, sendo amplamente utilizados em consultórios, clínicas, hospitais, postos de saúde e até em residências para verificar a pressão arterial.

Existem dois tipos de esfigmomanômetros: digital e mecânico. A verificação dos aparelhos são regulamentadas por portarias do Inmetro. As balanças de precisão e manipulação são utilizadas para composição de medicamentos. A verificação periódica das balanças em farmácias de manipulação serve para garantir a quantidade exata do produto e sua massa real, evitando assim dosagem errada.

Segundo o presidente da Agevisa, Belgrano Cavalcanti esse termo fortalece o trabalho das duas instituições. “Estamos fortalecidos com essa parceria e vamos trabalhar firme para garantir a segurança das pessoas que utilizam esses instrumentos. Uma aferição errada ou uma balança de precisão desregulada pode causar sérios problemas”, disse Cavalcanti.

“Essa é uma ação que tem um valor financeiro baixo, mas é um grande investimento social, principalmente na saúde da população de Rondônia”, finalizou Ortiz.

O termo tem a duração inicial de um ano e um cronograma será elaborado para dar início às ações.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo