25/04/2024

IPEM fiscaliza balanças em feira municipal

29 de junho de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem) realizou na manhã deste sábado (29), a Operação Feira Livre, n a Feira Municipal do bairro Nova Porto Velho.

A operação teve como finalidade fiscalizar as balanças onde os produtos vendidos são pesados, para verificar se não há erro que cause prejuízos para o consumidor e até para o feirante. O controle é obrigatório e feito anualmente para evitar que o consumidor pague mais por causa de equipamentos desregulados.

O presidente do Ipem, Osnir Ortiz, explica que os fiscais verificam se a balança acusa o peso correto e se está de acordo com as normas. “Essa é uma fiscalização anual que o Ipem faz em todos os estabelecimentos do Estado. Se a balança estiver de acordo, ela recebe um lacre amarelo, caso contrário, o lacre vermelho. O instrumento que for reprovado por apresentar erro é interditado ou apreendido”, explica Ortiz.

A feirante Graciela Flores, que trabalha no ramo há mais de dez anos, disse que essa é uma iniciativa importante, assim o consumidor fica ciente de que está pagando pelo peso certo. “Eu acho importante essa fiscalização, assim o cliente não fica com dúvida”, afirma Flores.

O feirante Luis Ferreira estava sendo prejudicado nas vendas de carne suína, graças a operação, ele descobriu que em cada quilo vendido, ele perdia 100 gramas do produto, pois a balança estava acusando um peso inferior, “Eu estava perdendo e não sabia. Agora vou providenciar o ajuste da balança para que ninguém saia perdendo, nem eu e nem o consumidor”, comentou Ferreira.

Durante a operação os ficais do Instituto usaram um novo sistema de dados, onde é feito o cadastro do proprietário e dos equipamentos que ele possui, para que seja possível ter um controle sobre todos os estabelecimentos de Rondônia.

Empresas