Governo de Rondônia
16/04/2024

NORMAS TÉCNICAS

Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza redutores de velocidade em Porto Velho

21 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A verificação dos redutores de velocidade (radares) para veículos vem sendo realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem), obedecendo aos procedimentos da Norma do Dimel (Diretoria de Metrologia Legal) do Inmetro 034/2015.

Verificação de medidos de velocidade

Verificação de medidores de velocidade

Nesta segunda-feira (21), o trabalho foi realizado no redutor de velocidade localizado na Avenida Migrantes, esquina com Lauro Sodré, em Porto Velho, e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), devido ao grande fluxo de veículos que circulam nessas avenidas.

Conforme explicou o diretor técnico e operacional do Ipem, Ronaldo Jeferson Lessa, para os testes dos radares foram realizados os seguintes procedimentos: cinco ensaios e cinco medições nas velocidades de 30, 40, 43, 50 e 60 quilômetros, em cada faixa da avenida. Em seguida os equipamentos receberam o selo do Inmetro. “Depois desse procedimento os radares começam a funcionar”, alertou Lessa.

O Ipem realiza três tipos de verificação nos redutores de velocidade: inicial (que é o trabalho realizado quando o equipamento começa a funcionar), periódica (que é feita anualmente com o redutor em uso), e eventual (a qualquer momento, principalmente nos consertos e manutenção).

INTERIOR

A partir da próxima semana, o Instituto de Pesos e Medidas começa a realizar no interior do Estado a verificação de balanças comerciais e bombas medidoras de combustível e fiscalizar produtos que têm a certificação compulsória (brinquedos, cadeiras de carro); e produtos pré-medidas, os que são pesados na ausência dos consumidores, como feijão, arroz e frios.

Saiba mais:
Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza ovos de chocolate a venda nos supermercados de Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Segurança, Serviço, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo