Governo de Rondônia
19/04/2024

PREVIDÊNCIA

Iperon projeta aposentadorias em até 24 horas após a solicitação do benefício

11 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Ronaldo Sawada apresenta projeto de modernização do sistema de concessão de aposentadorias

Ronaldo Sawada apresenta projeto de modernização do sistema de concessão de aposentadorias

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon) vai implantar projetos que darão agilidade, confiabilidade e segurança aos aposentados e pensionistas.  Quando estiver funcionando plenamente, a aposentadoria poderá ser concedida em até 24 horas após o pedido formulado. Esta foi uma das informações prestadas aos membros do Conselho Superior do órgão, que reuniu terça-feira (10).

As informações sobre a vida funcional dos servidores dos três poderes vão alimentar o programa, que agilizará a concessão de benefícios. “A meta é que cada funcionário possa acessar o site do instituto, faça consultas sobre o tempo de serviço e tenha as opções de aposentadorias, inclusive com simulações”, disse o diretor Tecnologia da Informação e Comunicação, do governo, Ronaldo Sawada. Ele é o responsável pelo desenvolvimento do projeto.

O objetivo, segundo o governador Confúcio Moura, que é o presidente do Conselho Superior do Iperon, é centralizar as aposentadorias de todos os poderes. Ele admite que para que tudo funcione plenamente serão necessários dois ou três anos de trabalho. “Cumpridas todas as fases, o instituto estará aparelhado para oferecer estas garantias”, complementa.

Confúcio Moura: decisões analisadas em conjunto e transparência administrativa

Confúcio Moura: decisões analisadas em conjunto e transparência administrativa

Além da transparência e dos números atuais, que são considerados extremamente positivos, o governador destaca que o instituto tem fôlego suficiente para a cobertura das aposentadorias e pensões dos funcionários. “Temos arrecadação saudável e investimentos feitos em instituições que nos garantem segurança total”, acentua Confúcio.

 SUSTENTABILIDADE

A presidente do instituto, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira, explica que o Conselho Superior Previdenciário foi criado para democratizar as decisões. Ela diz que houve muitos avanços e que é preciso continuar trabalhando com eficácia para a consolidação e garantia da sustentabilidade do sistema. “Passamos por um processo de crescimento. É um trabalho de paciência, mas árduo, para termos a sustentabilidade que tanto almejamos.”

No formato atual de gestão do instituto, as decisões são apresentadas ao conselho, votadas e discutidas com representantes do Governo do Estado, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça, Defensoria Pública e um servidor do instituto, que é eleito pelo conselho de administração.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Legislação, Previdência, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo