CAPACITAÇÃO SERVIDORES

Iperon promove capacitações para servidores das regionais do Estado

19 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Com o intuito de  tirar dúvidas e capacitar os servidores do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon), a diretora de previdência Universa Lagos visitou as seis regionais do Instituto, sendo elas em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

De acordo com a diretora é importante que haja essas capacitações para que os servidores das regionais detenham o mesmo conhecimento dos servidores da sede do Iperon. “Há interesse de ter a interação desses servidores junto às unidades finalísticas do Iperon e para que eles possam dirimir as dúvidas dos segurados das localidades que procuram as nossas lotações no interior do estado”.

Nos encontros foram tratados assuntos como o sistema IperonPrev, a legislação previdenciária, as emendas constitucionais, assim como as normativas sobre as concessões de aposentadorias e pensões. As normativas que tratam das certidões do tempo de contribuição também estiveram em pau, averbações e demais certidões atribuídas ao Instituto.

Lotada na regional de Guajará-Mirim, a técnica em previdência Francisca de Barros declara que o treinamento foi produtivo “não temos muito acesso a treinamentos, porém quando a chefe vai para Porto Velho ela sempre traz todas as informações e passa pra nós. A diretora veio pra complementar essas informações, foram muito importante para cada um de nós, porque foram feitos muitos esclarecimentos”.

Um resumo geral das regras de concessão de aposentadoria do servidor público foi explanado, as regras gerais e critérios de cada categoria foram expostas.  Nas capacitações de Cacoal e Ji-Paraná servidores do Recursos Humanos estiveram presentes.

A Francisca Maciel lotada no RH da Secretaria de Educação de Cacoal relata que foi válida a tarde de aprendizado. “Achei ótima sinceramente, a gente já vem fazendo esse trabalho e acompanha também, mas realmente valeu a pena eu ter vindo”afirma Francisca.

Já o coordenador do Recursos Humanos de Ji-Paraná Agnaldo José pôde sanar suas dúvidas.  “Já estive em outras capacitações do Iperon com a Universa,foi muito bom, mais um momento pra gente ta tirando algumas dúvidas, que podemos estar passando para o servidor que tem as mesmas dúvidas”.

Segundo a técnica em previdência da Regional de Cacoal, Marceli Haase é essencial esse treinamento, “foi muito bom mesmo, tirou muito as dúvidas da gente e inclusive se o Iperon proporcionar mais momentos pra nós, é muito bom porque a gente fica assim mais próximo da nossa chefia de Porto Velho, conseguimos tirar as dúvidas”.

A capacitação foi finalizada com a explicação sobre o código de ética do Iperon, no qual foi lido cada artigo e os servidores puderam fazer comentários e tirar dúvidas. Para a diretora de previdência, “ foi possível identificar nas unidades, que os servidores desempenham suas funções com zelo e prontidão”finaliza Universa.

Texto: Jéssie Dias
Fotos: Jéssie Dias