MANIFESTAÇÃO CULTURAL

Iphan realiza I Reunião de Salvaguarda da Capoeira

09 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reuniu nos dias 6 e 7 de abril  no auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir) mestres da capoeira representantes de vários municípios do estado, além de oito representantes de instituições para a I Reunião de Salvaguarda da Capoeira.

O objetivo era apresentar aos mestres e praticantes de capoeira os principais desafios e demandas no estado, buscando melhorias e a integração sociocultural da capoeira, junto aos jovens.

De acordo com o superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) Rodnei Paes, a importância do encontro é debater o avanço dessa expressão no país. “Conseguimos enxergar a grandeza da capoeira, através desses mestres e o investimento que eles fazem em nossos garotos, resgatando jovens em sua formação. E sendo reconhecido como patrimônio cultural, faz com que fiquemos ainda mais apaixonados pela nossa cultura. E o que estamos vendo, é que o governo está buscando em cima de politicas públicas, um avanço ainda maior”, disse o superintendente.

A CAPOEIRA

A capoeira é uma manifestação cultural simultânea de canto, instrumentos, dança, golpes e jogos de herança africana. Na roda de capoeira se batizam os iniciantes, se formam e se consagram os grandes mestres, se transmitem e se reiteram práticas e valores afro-brasileiros.

A 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda aprovou, em novembro de 2014, em Paris, a Roda de Capoeira, um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos internacionalmente, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O reconhecimento da Roda de Capoeira, pela Unesco, é uma conquista muito importante para a cultura brasileira e expressa a história de resistência negra no Brasil

Texto: Pamella Rosa e Portal Iphan