Governo de Rondônia
29/03/2024

IPVA tem desconto de 10% até o dia 31 janeiro

28 de janeiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A nova legislação, de acordo com a auditora fiscal da Sefin, Márcia Guedes, segue os critérios da nova legislação da Secretaria, em consonância com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO). “O prazo é um desconto aos proprietários como forma de incentivo”, disse.

A mudança passou a vigorar em setembro de 2013. Atinge veículos com placas com finais 1, 2, e 3, que devem ser quitadas até este mês valendo-se do desconto. “Quem não quitar o débito do IPVA neste prazo perderá o incentivo financeiro, ainda podendo pagar com multas e juros”, informa a auditora fiscal da Gerência de Arrecadação, Veridiana de Oliveira.

Rondônia conta atualmente com 800 mil veículos, sendo que 25% destes encontram-se em situação de inadimplência.  Porto Velho, segundo a Coordenadoria Metropolitana de Trânsito (Cometran), até outubro de 2013 esse número era de 219.401. Do total, 90.405 está com pendência, seguindo um percentual de 41,2%.

Automóveis com placas de finais 2 e 3, o abatimento somente será aceito com a quitação de forma contínua do imposto, até o prazo final. Até o ano passado, era permitido efetuar o pagamento no final de março, inclusive os proprietários de veículos com placas de final 1. A Sefin comunica que o desconto de 5% será concedido caso o pagamento em cota única seja antecipado em 30 dias.

Após a quitação é que ocorrerá o licenciamento do veículo.  “Havia a opção de licenciar o automóvel mediante o pagamento da primeira cota. Esta maneira foi extinta. É uma decisão que muita gente não gostou, mas foi necessária para combater a evasão fiscal”, explica Veridiana Oliveira.

 

Texto: Emerson Barbosa

Fotos: Marcos Freire


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo