Governo de Rondônia
29/03/2024

BRASÍLIA

Itamaraty discute economia regional e a logística de transportes para Rondônia

15 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A conexão rodoviária Rondônia-Bolívia,  a construção da ponte de Guajará–Mirim e a ferrovia transcontinental  foram os assuntos que nortearam a audiência entre o vice-governador, Daniel Pereira, e o diplomata e coordenador-geral de assuntos econômicos da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), João Carlos Parkinson, nessa quinta-feira (14), em Brasília.

Vice-governador, Daniel Pereira, esteve nessa quinta-feira no Itamaraty

Vice-governador, Daniel Pereira, esteve nessa quinta-feira no Itamaraty

O diplomata brasileiro destacou que novas agendas foram abertas neste encontro e  colocou o Itamaraty à disposição de Rondônia com o intuito de trabalhar conjuntamente com o governo do estado nos assuntos bilaterais. “Tratamos de temas relevantes como a construção da ponte do rio Mamoré no município de  Guajará-Mirim, a criação de corredores rodoviários para o escoamento da produção do Estado de Rondônia para a Bolívia e a  importação de insumos básicos, fertilizantes, bem como, a implantação da Ferrovia Transcontinental”, afirmou Carlos Parkinson.

De acordo com Daniel Pereira, a ampliação de outros temas que não haviam sido agendados previamente foi muito importante. “Trouxemos para a audiência a relação Rondônia e a Bolívia, especificamente sobre o Departamento do Beni, referente às questões de transportes e relações internacionais, mas o ministro acabou nos pautando também para uma outra agenda, que é a construção da ferrovia transcontinental”, explicou o vice-governador.

Daniel Pereira disse estar esperançoso em saber que o  Ministério das Relações Exteriores também está engajado com a transcontinental que cortará todo o Estado de Rondônia e se tornará num dos principais corredores de transportes para a exportação de grãos do Brasil para a China.

O diplomata brasileiro garantiu também apoio ao governo estadual para articular a promoção da Rondônia Rural Show em Brasília,  para que a feira possa crescer do ponto de vista de uma feira de interesse internacional.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Zózimo Macêdo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo