Governo de Rondônia
16/04/2024

SAÚDE

Jaru comemora hospital restaurado com apoio da iniciativa privada

08 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Hospital foi reformado por meio de parceria público-privada

A população de Jaru, município localizado a 280 quilômetros de Porto Velho, comemorou com palmas e gritos a reinauguração do Hospital Municipal Sandoval Araújo Dantas, que foi reformado e ampliado nos últimos seis meses. O que se destaca na obra é que foi toda feita com recursos da iniciativa privada, mobilizada pela família do prefeito João Gonçalves Júnior. O governador Confúcio Moura foi ao evento e garantiu que não faltará apoio para que a unidade de saúde funcione bem.

O governador afirmou que, embora ainda exista resistência, a iniciativa privada está mostrando que é capaz de assumir porções da gestão pública e produzir resultados tão importantes quanto a reforma e ampliação do hospital municipal de Jaru. O compromisso dos empreendedores, ainda conforme Confúcio, mostra resultados substanciais em outros campos da gestão pública.

“Jaru é um exemplo corretíssimo do que esta força é capaz”, destacou o governador.

O Hospital Sandoval Dantas foi construído há 30 anos e estava em situação muito precária. “Quando chovia, tínhamos que utilizar guarda-chuva e a enxurrada jogava água da rua aqui dentro”, testemunhou o empresário João Gonçalves, pai do prefeito João Júnior e responsável pela mobilização social em torno da reforma da unidade de saúde.

Segundo o responsável pelo planejamento da reforma e ampliação, poucas paredes foram aproveitadas no hospital. As redes hidráulicas e de energia tiveram que ser refeitas juntamente com o telhado, também totalmente reconstruído.

Com jeito simples, mas direto, o patriarca João Gonçalves fez questão de detalhar o sentimento que teve quando entrou no hospital assim que seu filho assumiu a prefeitura de Jaru. Ele também prestou conta dos valores doados pelos empresários, pecuaristas e até pelos funcionários de suas empresas, que doaram cerca de  R$ 70 mil.

Também estão investidos no hospital valores das emendas parlamentares destinados deputado federal Lúcio Mosquini. O dinheiro está utilizado na aquisição de equipamentos modernos.

Governador Confúcio Moura ressaltou a importância da iniciativa privada para a melhoria do hospital

“Agora, o serviço que prestamos será de melhor qualidade, humanizado”, disse orgulhosa a secretária municipal de saúde de Jaru, Tatiane Almeida, uma mineira que chegou ao município 24 anos atrás.

Tatiane explica que as obras produziram mudança fundamental na estrutura e fluxo de atendimento. Com isto, a prevenção também é contemplada, o que significa menos doentes para serem atendidos futuramente no hospital.

Outro benefício apontado pela secretária é que profissionais altamente qualificados estão procurando o hospital para oferecer seus serviços. “Para eles é importante ter uma estrutura à altura de suas competências”, argumenta.

Para Confúcio Moura, as obras, uma vez concluídas, passarão para o poder público fazer a gestão e, a partir de agora, é fundamental que a parte preventiva seja fortalecida. Ele recomendou atenção especial com os hipertensos e diabéticos, que, se não forem cuidados adequadamente, poderão tornar-se internos do hospital com problemas mais graves.

A gestão de saúde no município seguirá tendo atenção do estado. A presença do secretário estadual de saúde Williames Pimentel é uma garantia disto. O governador, saudado pelo prefeito João Júnior como um parceiro que está presente em todos os momentos de dificuldade, concluiu dizendo que Jaru dá um exemplo de trabalho de parceria entre gestão pública e iniciativa privada.

Leia mais notícias sobre a Saúde e Rondônia 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo