Jaru contará com sistema de esgotamento sanitário

16 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Os moradores de Jaru, município que fica a 292 km de Porto Velho, serão contemplados com investimento de R$ 49,6 milhões na implantação do sistema de esgotamento sanitário.

A obra faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal e conta com a contrapartida do governo estadual, tendo como gestora dos recursos a Caixa Econômica Federal. “Essa é uma obra muito importante para Jaru. O esgoto, quando não tratado, é a porta de entrada para muitas doenças. O saneamento básico é um dos compromissos assumidos com a população e vamos cumprir”, destacou o governador Confúcio Moura.

“Todos os municípios que querem desenvolvimento precisam de saneamento básico. A implantação da rede de esgoto é esperada há anos. Mas agora  vai virar realidade”, comemorou Paulo César de Oliveira, 42 anos, morador do Setor 2, um dos bairros que serão contemplados com a chegada da rede de esgoto.

Segundo a presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Iacira Azamor, quando a obra for concluída, mais de 50% de Jaru passará a contar com sistema de esgoto. Atualmente o município conta com pouco mais de 52 mil habitantes.

A notícia também foi comemorada por João Batista, morador de Jaru, que afirma: “será uma grande valia para o nosso município. O saneamento básico diminuirá o número de doentes e vai desafogar nosso hospital e os postos de saúde. População que conta com saneamento fica livre de inúmeras doenças”.

“É um passo importantíssimo para a população ter boa saúde. É um sinal que o município de Jaru está progredindo. Com o acesso ao esgotamento sanitário, várias doenças serão evitadas, diminuindo assim o custo com tratamento médico. Tendo esgoto tratado a prefeitura economiza na área da saúde e a população gasta menos em farmácia”, destacou o vice-prefeito de Jaru, Inaldo Pedro Alves.

O serviço será executado pelo Consórcio Cidade Limpa, composto pelas empresas Global Construções e Terraplenagem Ltda; Concrezon Construções e Comércio Eireli-EPP, BS2G Construtora Ltda – EPP.

Na primeira etapa da obra, 9.359 ligações domiciliares serão executadas nos bairros: Setor 1, Setor 2, Setor 5, Liberdade, Jardim Novo Horizonte, Jardim Esperança, Setor Industrial, Setor 1ª (Primeira Etapa).

Texto: Cristiane Cruz

Água, Convênios, Distritos, Empresas, Evento, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde