Jaru ganha nova e moderna Ciretran

19 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

19 _ airton gurgacz_1024x768

O vice-governador e diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Airton Pedro Gurgacz acompanhado da esposa, Solange Gurgacz, diretores, secretários e vereadores do município de Jaru, realizou na manhã de ontem a entrega da nova Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran/Jaru) que recebeu, após 13 anos, reforma completa e ampliação em suas instalações com investimentos do Estado superior em mais de R$ 660 mil. Airton Gurgacz, durante a solenidade, lembrou que o governo, Confúcio Moura realiza uma  administração municipalista, independente de qualquer legenda que esteja sendo administrada.

O evento aconteceu no novo auditório do órgão, localizado no centro comercial da cidade, e segundo o coordenador de Engenharia de Trânsito do Detran-RO, Carlos Trajano, a nova Ciretran de Jaru conta, além do auditório, com sala de arquivo, vistoria e, principalmente acessibilidade, condições que antes não existia. Além das melhorias no imóvel, o governo também entregou duas viaturas sendo uma delas para a Polícia Militar reforçar a fiscalização no trânsito local. O investimento foi na ordem de R$ 92 mil.

19___inauguracao_ciretran_1020x768

O trabalho do órgão foi elogiado por diversos representantes dos poderes Legislativo, Executivo e entidades não governamentais, entre eles, os vereadores pedetistas, Rose Capeline e Moises Manaim. Eles lembraram que todos os pedidos feitos pelo município foram atendidos pelo diretor geral do órgão. “Esta melhoria era reivindicada há mais de uma década, e hoje, estamos satisfeitos em participar da sua realidade”, declarou Rose Capeline.

19 _ viaturas_1024x711

R$ 27 milhões

Agradecendo o apoio dos servidores do Detran, o vice-governador, Airton Gurgacz lembrou que o governo do Estado através do órgão já celebrou mais de R$ 27 milhões em convênios com prefeituras. Em Jaru, além da entrega da nova Ciretran, já está praticamente pronto convênio no valor R$ 800 mil para que o município melhore ainda mais a sinalização horizontal e vertical. Outros convênios devem ser assinados até o final de junho com outras administrações. “Estes investimentos não são nenhum favor, mais sim obrigação do Estado, até porque, todos nós somos pagos para trabalhar pela comunidade”, declarou.

Ele também citou que além dos convênios, os prefeitos recebem religiosamente, todos os meses, 50% do Imposto sobre Produto de Veículo Automotivo (IPVA). “Gostaríamos que as prefeituras investissem mais esse dinheiro na melhoria da sinalização local”, pediu.

19 _ acessibilidadePista de treinamento

Outra boa informação dada pelo diretor foi que a prefeitura de Jaru já teria doado uma área localizada na Linha-620 para que o órgão edifique uma Pista de Treinamento e Provas Práticas. Segundo ele, dependendo a burocracia, a referida pista poderá ser concluída ainda este ano.

Airton Gurgacz finalizou parabenizando o governador Confúcio Moura pelos investimentos já realizados em todos os municípios do Estado. Somente em Jaru foram investidos 10 quilômetros de pavimentação asfáltica, agroindústria, escola em tempo integral e tantos outros benefícios. “O governador pratica um Governo Municipalista, algo jamais visto na história deste Estado”, concluiu.

Texto: Natham Monte Raso Barbosa
Fotos: Natham Monte Raso Barbosa