Governo de Rondônia
25/04/2024

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Jaru inicia implantação de Modelo de Excelência em Gestão Pública para desenvolvimento econômico e sustentável da região

04 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Com objetivo de alinhar as ações dos órgãos públicos que atuam no desenvolvimento econômico e sustentável nos municípios que compõem a região de Jaru e iniciar a implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), o governo do Estado realiza na próxima segunda e terça-feira (07), em Jaru, o primeiro módulo de capacitações voltadas ao desenvolvimento regional. Nesta primeira etapa, gestores diretos e indiretos que atuam na área agropecuária serão capacitados na elaboração do Planejamento Estratégico e gerenciamento de projetos.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da secretaria regional de Jaru, faz parte do programa de desenvolvimento da terceira região que tem, entre outros objetivos, buscar habilidades, conhecimento e ferramentas para integrar os programas municipais e estadual visando o progresso da região. “Pensando em uma nova gestão pública, tendência do setor público em se reinventar e em buscar práticas de gestão compatíveis às utilizadas no setor privado, a secretaria regional buscou na Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) o que há de melhor em gestão para organizações públicas e privadas no Brasil”, explicou a secretaria regional Nádia Eulália.

O primeiro módulo para construção do Plano de Desenvolvimento Regional será ministrado pelo especialista e membro da coordenação do Núcleo de Excelência Pública do Maranhão (NEP/MA), Luiz Gustavo Santos, e envolverá as secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente; escritórios da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) dos municípios de Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Theobroma, Tarilândia, Governador Jorge Teixeira e Colina Verde. Também estarão presentes representações da Emater de Ji-Paraná e da Idaron de Jaru.

De acordo com o coordenador das secretarias regionais, Natan de Oliveira, durante as capacitações serão firmados pactos individuais assumindo compromissos de esforços para o desenvolvimento da região de Jaru, além do termo de cooperação técnica entre os órgãos existentes para o fomento do desenvolvimento regional nas três esferas.

Para o secretário da Sepog, George Braga, o projeto é importante porque, além de fortalecer a secretaria regional, visa à capacitação dos técnicos específicos de cada entidade do estado na região. “Isso significa uma independência da elaboração/execução dos projetos. É um modelo piloto, a ideia é que seja realizado em todos os polos regionais do estado até 2018”, disse George.

A realização do segundo módulo está prevista para o próximo mês.

 Governo de Rondônia promove em Ariquemes workshop sobre gestão pública para prefeitos da região


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Economia, Evento, Governo, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo