24/04/2024

INFRAESTRUTURA

Ji-Paraná recebe investimento de mais de R$ 170 milhões para garantir 100% de água e esgoto tratados à população

13 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Vagner Zacarini

Vagner Zacarini, superintendente da Caerd em Ji-Paraná, explica setorização da cidade

Investimentos superiores a R$ 179 milhões vão garantir água e esgoto tratados a 100% da população de Ji-Paraná. Os recursos, procedentes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-2), com contrapartida do governo do estado, já estão sendo aplicados na cidade.

A primeira parte dos investimentos, R$ 25 milhões, concentra em melhorias de infraestrutura na própria Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) e na implantação da nova adutora que transporta água da sede da Caerd até o 2º Distrito da cidade, região considerada mais crítica em desabastecimento devido aos baixos investimentos e manutenções nas últimas três décadas.

O objetivo do governo do estado é equipar a Caerd favorecendo a captação e o tratamento de mais água suficiente para atender à demanda de crescimento da cidade, bem como, garantir o abastecimento d’água regularmente nos atuais 53 bairros. A população de Ji-Paraná é superior a 116 mil habitantes, segundo o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outros R$ 13 milhões, do total de R$ 38 previstos, deverão ser licitados ainda este ano para que a cidade seja totalmente setorizada. “A setorização é a divisão da cidade em partes menores. Quando isso ocorrer, os serviços técnicos de reparos e desabastecimentos não afetarão os bairros que estiverem fora desse perímetro”, explicou o superintendente da Caerd em Ji-Paraná Vagner Zacarini.

ESGOTO

Clederson Viana Alves, diretor-presidente da Agerji, destacou empenho do governador Confúcio

Em julho, o governador Confúcio Moura assinou o convênio no valor de R$ 179,361 milhões garantindo a implantação da rede de esgoto em toda Ji-Paraná. Atualmente, a cidade usufrui menos de 5% de saneamento básico.

O esgotamento sanitário de Ji-Paraná deverá ser executado por um consórcio de empresas. A primeira tarefa deles é a elaboração de um projeto técnico e, em seguida, construir a estação de tratamento em local ainda indefinido.

“Ji-Paraná só será contemplada com estes investimentos graças ao governador Confúcio Moura, que se empenhou, junto ao governo Federal, e garantiu os recursos e a contrapartida do do estado”, avaliou Clederson Viana Alves, diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Ji-Paraná (Agerji).

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Água, Convênios, Economia, Empresas, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Saneamento, Saúde, Sociedade