Governo de Rondônia
Terça, 02 de março de 2021

João Paulo II realiza cerca de 700 tomografias por mês

14 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

1001No Estado de Rondônia ainda é grande o número de pacientes que chegam até o Pronto Socorro vítimas de acidentes de trânsito, em maioria, vítimas de trauma, e esse equipamento é de grande utilidade numa unidade de urgência como o João Paulo II.

“O JPII é uma unidade de saúde completa. Temos todas as especialidades médicas  com plantão de 24hs. O paciente chega no Pronto Socorro e é logo socorrido. Temos equipes de profissionais qualificados, além  exames com equipamentos modernos e todo o atendimento necessário”, ressalta Carlos Caieiro, diretor geral do Pronto Socorro João Paulo II.

Somente no mês de janeiro foram realizadas 1036 tomografias, ressaltando que o equipamento atende também pacientes do SAMD (Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar), que se trata de um programa ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), mantido pelo governo do Estado em parceria com o governo federal que são os pacientes acamados em casa. “O SAMD é um serviço que veio ajudar muito na recuperação do paciente, profissionais de saúde visitam os doentes em casa. Implantar o serviço em Porto Velho era um sonho meu e do governador Confúcio Moura”, ressaltou Williames Pimentel, secretário estadual de saúde.

O médico radiologista Bruno Loiola Locrato, responsável pelo setor de tomografia do Pronto Socorro João Paulo II diz que as tomografias ampliam a ideia que se tem a respeito de imagens de raio x convencionais. “Ao invés de mostrar o contorno dos ossos e órgãos, um tomógrafo forma um modelo computadorizado completo em três dimensões do interior de um paciente. Os médicos podem até mesmo examinar uma estreita parte do corpo por vez para apontar áreas específicas, por isso esse tomógrafo aqui na unidade de emergência ajuda muito à análise dos médicos e à busca do problema dos pacientes”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe