25/04/2024

EDUCAÇÃO

Joer 2019 é aberto com arquibancadas lotadas no Ginásio Gerivaldão, em Ji-Paraná

07 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Ji-Paraná foi palco na sexta-feira (4) da abertura dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) -Fase Estadual – Etapa Modalidades individuais  de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, feita pela secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professora Conceição Alves, no Ginásio Gerivaldão.

Solenidade de abertura do Joer/2019 no Ginásio Gerivaldão e o público lotou as dependências

O evento esportivo-estudantil é uma promoção do Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Diretoria Geral de Educação (DGE), Coordenadoria Regional de Educação de Ji-Paraná (CRE-Ji-Paraná) e a Prefeitura Municipal de Ji-Paraná.
Os Joer 2019 conta com participações de 44 municípios, 1.655 atletas, técnicos,além de Comitê Organizador e Voluntários e 52 voluntários acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Educação Física. Os atletas e técnicos campeões do Joer estarão participando dos Jogos Escolares da Juventude, no período de 15 a 30, em Blumenau (SC).
A entrada das bandeiras foram feitas pelo pelotão dos Boinas Pretas, Guarda-Bandeira do CTPM 4 – Ji-Paraná, sob o comando da capitã PM Cleissa de Pontes Bernardo Rodrigues. A execução do Hino de Rondônia esteve a cargo do Quarteto da Orquestra Fontinele, regida pelo Maestro Rafael Fontinele. Na sequência, ocorreu o Espetáculo Movimento, apresentado pelos grupos do Projeto de Ginástica Rítmica,  do Centro de treinamento de Desporto Escolar (CTDFE), da Sub-Sede da Escola D. Pedro, coordenado pela técnica Francimeire Coutinho Lavareda; Zumba da Nathy – representando a Academias Modelo de Corpo; Grupo de Dança Urbana – coordenado pela professora Ariane Tonon; Ciclistas Divas de Ji-Paraná e o Grupo do Projeto de GR Simone Trace.

A secretária-adjunta da Seduc, professora Conceição Alves, na abertura do Joer 2019

O juramento dos árbitros foi feito por Edney Zanguin (Ginástica Ritmica de Vilhena); enquanto o juramento dos técnicos esteve a cargo de Edson Paulo (modalidade Badminton de Ji-Paraná) e  o juramento do atleta foi feito por Stefany Vitoria Souza Quirino.

A tocha foi conduzida por cinco atletas: Rafaela Moreira (CTPM-IV- Ji-Paraná), Luiz Felipe (Escola Alejandro de Ji-Paraná), José Richard (Escola Marcos Bispo – Ji-Paraná), Metuzael ( Escola Carlos Drummond – Presidente Médici ). e Orlando Francisco (Escola Ricardo Catanhede de Ariquemes), que acendeu a Pira Olímpica.
A secretária adjunta da Seduc, professora Conceição Alves, fez a abertura oficial do Joer 2019. “Agradeço a cada servidor que toma conta dos alunos melhor dos que os filhos que estão em suas casas. Desejo que cada atleta que tenham bom desempenho e façam o melhor para representar Rondônia na fase nacional. Rondônia tem grandes talentos e pode ser uma potência no Brasil. Que todos tenham paz e que voltem para suas casas com segurança. Bom jogos para todos!”, discursou a secretária-adjunta.
Estiveram compondo a mesa de abertura do Joer, além da secretária adjunta, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Laerte Gomes; a diretora da DGE/Seduc, professora Irany Oliveira; a coordenadora Regional da Educação de Ji-Paraná, professora Rosângela Marum; deputado estadual Jhony Paixão; Ida Fernandes – vereadora de Ji- Paraná; coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, professora Paula Fernandes; vice-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Rondônia, Poliana Rodrigues Sena; coordenador de esporte da Semed de Ji-Paraná, Adriana Martineli; diretora da EEEFM Gonçalves Dias, representando os diretores da jurisdição da CRE/Ji-Paraná, professora Regina Maria de Almeida Lopes. A solenidade foi prestigiada por um público que lotou todas as dependências do Ginásio Gerivaldão.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Chapinha Paes