Governo de Rondônia
20/04/2024

COMPETIÇÕES

Joer e Fera 2020 devem mobilizar mais de 40 mil professores e estudantes em 350 escolas

12 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Jogos melhoram com ampliação de modalidades, número de atletas participantes e a supervisão do Plano Estadual de Educação

 

Com alterações no cronograma e acréscimos de modalidades, os Jogos Estudantis Escolares (JOER) e o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (FERA) de 2020 devem repetir ou até superar o êxito da edição de 2019.

A previsão foi apresentada hoje (12) pelo gerente de educação física, arte, cultura e esporte escolar da Secretaria Estadual de Educação, Ítalo Aguiar. Ambos serão lançados nesta quinta-feira (13), às 8h30, no L’Acordes Hotel, em Porto Velho.

O taekwondo este ano classificará para a etapa nacional. Além da introdução de novas modalidades paralímpicas, os jogos terão mais vagas por delegação. Atendendo a solicitação de professores, a fase olímpica adotou o cronograma de eventos por categoria e não por modalidade.

Bandas e fanfarras serão ampliadas de 35 para 50 alunos por corporação. A Seduc pretende levar os campeões estaduais para grandes eventos nacionais de arte escolar.

As duas competições são regidas atualmente por licitações, pregão eletrônico e gráficos com acompanhamento pedagógico. A Seduc trabalha no sentido de evitar a evasão e retenção do aluno.

Com apoio federal, a meta nº 6 do Plano Estadual de Educação visa promover a oferta de educação básica pública em tempo integral com atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, inclusive culturais e esportivos.

Estima-se que o tempo de permanência dos alunos na escola, ou sob sua responsabilidade, poderá ser igual ou superior a sete horas diárias durante todo o ano letivo, com dedicação exclusiva de profissionais da educação em uma única escola, incluído gratificação no vencimento base a partir da vigência do plano.

 

“Administrativamente, o JOER mudou, ao adotar mapas de planejamento e a inclusão das atividades ao Plano Estadual de Educação”, disse Aguiar.

 

O FERA 2020 oferecerá apresentações musicais (canto, grupo instrumental, banda marcial, fanfarra simples, fanfarra de percussão, banda marcial, artes visuais (fotografia, pintura, desenho e escultura), arte cênica (dança e teatro) e audiovisual (cinema, documentário, ficção e animação).

Na edição de 2019, o JOER mobilizou mais de 40 mil pessoas: 37.021 estudantes e professores nas fases interclasses em escolas estaduais; 9.452 nas fases municipais, e 9.436 nas quatro fases regionais e três fases macrorregionais.

As competições abrangem 50 municípios e sete distritos, representando 351 escolas, das quais, 232 estaduais, 54 municipais, oito federais e 57 privadas.

Da fase paralímpica em 22 municípios e um distrito participaram 542 alunos e professores de 53 escolas, das quais, 31 estaduais, duas municipais e 20 privadas. Modalidades coletivas em 28 municípios e quatro distritos representando 84 escolas, a maioria estaduais, reuniram 1.933;  e 1.640 estiveram nas modalidades individuais em 44 municípios e seis distritos, totalizando 351 escolas, das quais, 177 estaduais.

Já o FERA mobilizou 2.922 estudantes e professores nas fases interclasses em escolas estaduais; 1.236 nas municipais; e 1.443 nas quatro fases regionais e três fases macrorregionais de 43 municípios, representando 143 escolas estaduais.

“Esses números serão ainda mais expressivos após a coleta de dados que ainda é feita pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)”, explicou Ítalo Aguiar.

Festival de artes faz parte das políticas públicas rondonienses

COMO ACONTECE

O cronograma de 2020 prevê formações continuadas em educação física e arte escolar, congressos estaduais de educação física, reuniões pedagógicas, festivais dos centros de treinamento de desporto escolar da Seduc, workshop (reunião de trabalho) JOER e FERA e projetos de políticas públicas.

A Lei nº 4.239, de 27 de março de 2018, instituiu o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (FERA), também denominado Professor Francisco Mário de Azevedo. Já o JOER foi instituído pela Lei nº 4.290, de 18 de maio de 2018 como prática de educação física e do desporto escolar nas escolas de educação básica.

São estas as modalidades no JOER 2020, categorias infantil e juvenil masculinas e femininas: basquetebol, futsal, futebol (somente para o juvenil masculino), handebol, voleibol e voleibol de futebol (na etapa modalidades individuais grupo 1).

Modalidades individuais grupo 1 (classificatória das fases municipais para a fase estadual): ciclismo, ginástica rítmica, karatê, natação, taekwondo, e luta olímpica.

Modalidades individuais grupo 2 (classificatória das fases municipais para as fases regionais/macrorregionais e das regionais/macrorregionais para a fase estadual: atletismo, badminton, judô, tênis de mesa e xadrez.

São as seguintes as modalidades individuais: atletismo, bocha, bocha convencional, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, para a faixa de 12 a 17 anos; futsal, futebol 5, futebol de sete (PC) e goalball, de 14 a 17 anos; fusal e atletismo, bocha, bocha convencional, natação e tênis de mesa, de 18 anos acima. Futebol 5 e goalball são modalidades praticadas por deficientes visuais.

FEVEREIRO
A fase interclasse do FERA começará no dia 29 de fevereiro, e a do JOER, nesse mesmo dia.

MARÇO
A formação continuada Arte Escolar nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) irá de 1º a 31 de março de 2020. De 11 a 13, em Porto Velho, haverá reunião pedagógica nos Centros de Treinamento de Desporto Escolar (CTDE).

ABRIL
Nas CREs irão de 1º a 30 de abril as fases interclasse e municipal do FERA e do JOER. No dia 25 será realizado o Festival Esportivo em Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, e Vilhena.

MAIO
Nas CREs, de 1º a 31 de maio, fase municipal do FERA. E Porto Velho, de 27 a 29. Capacitação cultural nos segmentos: artes visuais, teatro, bandas e fanfarras. E do JOER, fase municipal, de 20 a 22. Capacitação em Badminton, Handebol e Voleibol.

JUNHO
Nas CREs, de 8 a 9, fase regional do FERA no CTDE de Espigão d’Oeste; de 9 a 10, fase macrorregioal norte, em Ariquemes; 15 a 16, fase regional centro-oeste, em Ji-Paraná; 16 a 17 macrorregional do FERA em Rolim de Moura (Zona da Mata); 22 e 23, fase regional em Vilhena (Cone Sul). E do JOER, fase regional centro, em Espigão; 5 a 10, macrorregional norte, em Ariquemes; 12 a 16, fase regional centro-oeste, em Ji-Paraná; 12 a 17, fase regional centro-oeste em Ji-Paraná; 12 a 17, macrorregional em Rolim de Moura; 19 a 23, fase regional em Vilhena; 26/6 a 5/7, macrorregional metropolitana, em Porto Velho.

JULHO
De 4 a 5, FERA macrorregional metropolitana, em Porto Velho; de 5 a 6, fase regional Mamoré, em Guajará-Mirim. Do JOER, de 3 a 6, fase regional na mesma cidade.

AGOSTO
De 12 a 14, em Ji-Paraná: Congresso Estadual de Arte Escolar. De 4 a 11, em Cacoal, fase estadual do JOER na etapa modalidades coletivas. De 20 a 23, em Rolim de Moura, a Fase Estadual Paralímpica.

SETEMBRO
De 1º a 3, em Porto Velho, Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar Pólo I. CREs: Ariquemes, Buritis, Cacoal, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Machadinho do Oeste, Porto Velho. De 29 a 1º de setembro, em Cacoal, Congresso Estadual de Educação Física. De 18 a 23, em Ji-Paraná, Fase Estadual etapa modalidades individuais.

Leia mais:

Coordenadoria Regional de Educação em Costa Marques realiza formação do Novo Ensino Médio

Governo do Estado entrega obras na Escola Quitéria de Oliveira da Silva no distrito de Bom Futuro, em Ariquemes

Governo inseriu mais livros nas escolas ao contrário de retirar obras literárias das mãos dos alunos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Arquivo Secom e Walteir Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Esporte, Governo, Lazer, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo