Governo de Rondônia
28/03/2024

JOGOS ESCOLARES

Joer proporciona experiências longe de casa, diz estudantes de São Miguel do Guaporé

02 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Daniele Pogian e Márcia Cristina

A oportunidade de viajar sozinhas, conhecer pessoas e lugares atraiu duas estudantes da zona rural de São Miguel do Guaporé a participar dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), na etapa regional Vale do Guaporé que termina nesta quarta-feira (2), em Costa Marques.

As estudantes Daniele Souza Pogian, 17 anos, e Márcia Cristina Nascimento Santos, 16 anos, estudam na escola estadual Princesa Isabel e jogam futsal. A primeira é ala e a segunda é zagueira no mesmo time. A experiência que elas compartilham pela participação nos Jogos Escolares é a experiência de conviver, longe dos pais, com pessoas desconhecidas.

As garotas participaram pela primeira vez do Joer. “É uma experiência única na minha vida. Aprendi a me relacionar melhor com pessoas desconhecidas, dividir e respeitar espaços. Fiz novas amizades”, disse Daniele Pogian, que devido à idade não terá mais oportunidade de participar dos Jogos Escolares.

Já Márcia Cristina disse levar pra casa a experiência de melhorar a socialização. “Sou muito caseira e sair não me é uma ação prazerosa. Aqui no Joer pude interagir mais com as pessoas e percebi que há um mundo fora de casa”, falou a zagueira, destacando que os pais autorizaram a viagem porque a filha viajaria sob a responsabilidade dos professores.

Para o professor e técnico que acompanha estudantes da delegação de Seringueiras, Alexandre Rodrigues, os Jogos Escolares de Rondônia é um fator motivador e ferramenta importante para a formação do estudante. “A participação dos alunos na competição oportuniza novas vivências, comportamento. É incrível, mas existe estudante na região que não conhece elevador, escada rolante… O Joer proporciona muito mais que partidas e provas esportivas”, avaliou o professor, da escola estadual Oswaldo Piana.

O Joer é organizado pela Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Uns dos objetivos do evento esportivo é o descobrimento de novos talentos e a integração dos estudantes. Depois de 15 anos, Guajará Mirim sediou a etapa regional Vale do Guaporé e recebeu atletas de São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e dos respectivos distritos.

Leia mais sobre o Joer 2017


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Distritos, Educação, Esporte, Evento, Governo, Lazer, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo