Governo de Rondônia
25/04/2024

JOER

Jogos Escolares de Rondônia seguem a todo vapor para Novas Etapas

26 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A 33ª edição dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) que vem classificando atletas olímpicas e paralímpicas, seguirá para novas etapas em suas competições. O evento teve seu lançamento no inicio do ano letivo, é composto por cinco fases e partir da próxima semana entra na fase estadual dos jogos, que seleciona atletas do infantil e juvenil da rede escolar em todo Estado.

De acordo com a organização dos jogos, nos meses de fevereiro, março e abril foi realizado a primeira fase do evento as seletivas, os jogos intercalasses, as competições que selecionam os alunos componentes das equipes das escolas que irão competir nas etapas mais avançadas. Já as fases municipais que são a segunda fase do evento, realizadas pelas prefeituras, ocorreram nos meses de março, abril e maio.

A partir de agora os jogos entrarão para a terceira parte do evento, são as fases Macrorregional Zona da Mata (Rolim de Moura) de 30 de julho a 4 de agosto e a Macrorregional Metropolitana em Porto Velho, fase 1 que corresponde aos esportes de modalidade coletiva, de 30 de julho a 7 de agosto e a fase 2 nas modalidades individuais dias 7 e 8 de setembro.

Os jogos seguirão para a fase estadual que ocorrerão de 14 a 21 de agosto em Porto Velho, nas modalidades coletivas (Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Vôlei de Praia, Atletismo, Judô, Tênis de Mesa e Xadrez.) para atletas de 12 a 14 e 15 a 17 anos. Já as competições paraolímpicas (12 a 14, 15 a 17 e 18 anos e acima) as quais são as únicas que recebem alunos acima dos 18 anos com necessidades especiais que estão matriculados na rede escolar, ocorrerão de 30 de agosto a 02 de setembro em Vilhena, As Modalidades Individuais (Badminton, Ciclismo, GR, Karatê, Luta Olímpica, Natação e Taekwondo) para atletas de 12 a 14 e 15 a 17 anos, ocorrerão na cidade de Ji-Paraná 04 a 10 de outubro.

De acordo com o gerente de educação física, esporte e cultura escolar da Seduc, Ítalo Aguiar, terminando as fases estaduais o evento seguirá para a fase nacional onde os campões estaduais irão representar o Estado nas etapas nacionais. Segundo Ítalo Aguiar, de 11 a 15 de setembro acontece às competições Regionais das modalidades coletivas em Palmas no Tocantins, “o comitê olímpico que é quem realiza a competição, mudou o formato no ano passado, agora os campões das modalidades coletivas estaduais passam primeiro por uma fase regional, para que os campeões e os vice-campeões das regionais sigam para as competições nacionais que ocorrerão em Blumenau – (SC) 15 a 30 de novembro, já nas modalidades individuais continua a mesma coisa, quem ganhou o JOER atletismo vai direto para a nacional” enfatizou Ítalo.

As etapas nacionais paralímpicas acontecem em São Paulo (SP) de 18 a 23 de novembro. Segundo Ítalo para as classificações os alunos das modalidades individuais de natação, ciclismo e atletismo, precisam seguir as prerrogativas do regulamento da Seduc para chegarem às competições nacionais, “eles não são apenas campeões do JOER, eles precisam alcançar um índice estabelecido nos regulamento da Seduc, para conquistar a vaga na competição nacional”, pontuou Ítalo Aguiar. Segundo o gerente de educação física, esporte e cultura escolar da Seduc, os jogos estão a todo vapor e a expectativa é que Rondônia seja destaque nas competições nacionais.

 

 

Leia Mais:

 Fase regional do Joer e Fera tem início nesta sexta em Pimenta Bueno

 História de superação motiva e mantém jovem de 16 anos firme nas disputas de Futsal durante o Joer

 Aberta Fase Municipal dos Joer em Costa Marques

Joer e o Fera 2019 são lançados oficialmente pelo Governo do Estado

 Vilhena sediará Fase Estadual Etapa Paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia 2019


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleber Souza
Fotos: Chapinha Paes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Esporte, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo