Governo de Rondônia
16/04/2024

JOER

Jogos Escolares e Festival Estudantil de artes já estão em disputa nas escolas em todo estado

10 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os Jogos Escolares de Rondônia 2019 (Joer) e Festival Rondoniense de Artes (Fera) já iniciaram nos municípios e distritos do Estado com os jogos interclasse (interno das escolas) e municipal, e apresentações artísticas. onde as escolas disputam para selecionar os melhores artistas, times e atletas de modalidade individual de cada cidade para enviar para as fases regionais.

Segundo o gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (GEFEC), Ítalo Rodrigues Soares Aguiar, o Joer e Fera terão sequência com as fases regionais a partir de 14 de junho e seguem até agosto, quando partem para a as fases estudais.

Entre os atletas, os campeões e vices individual e coletivo das fases estaduais irão disputar os Jogos Escolares da Juventude em Palmas (TO) nas modalidades coletivas entre 11 e 15 de setembro disputando com demais atletas da toda Região Norte mais Mato Grosso (MT) e Distrito Federal (DF). Os vencedores desta fase vão para a final em Blumenau (SC) de 15 a 30 de novembro. A fase nacional paraolímpica será realizada em São Paulo de 18 a 23 de novembro.

JOER

Para Ítalo Aguiar a grande conquista para o Joer foi ele ter sido instituído através da Lei nº 4.290 e regulamentado pelo Decreto nº 23.345, ambos de 2018 e que transformou os jogos escolares em evento obrigatório a ser realizado anualmente em conjunto com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

O Joer tem em sua finalidade o incentivo à prática da educação física e do desporto escolar nas escolas de educação básica do Estado integrada à inclusão e à prática pedagógica.

A abertura dos jogos escolares são uma atração à parte

Será sempre disputado sob as formas Olímpica e Paralímpica, nas categorias infantil e juvenil, nos gêneros feminino e masculino, bem como por meio de modalidades esportivas individuais e coletivas.

O Joer obedecerá sempre as suas fases. a) Interclasse que será realizada pela escola como torneio interno; b) Municipal: realizada pelo Poder Executivo Municipal com parceria das CRE; c) Regional realizada pelas CREs em parceria com município sede e supervisionado pelo setor de Educação Física e Esporte Escolar da Seduc; d) Estadual realizada pelo órgão gestor da Seduc, em conjunto com as CREs e município sediante.

Um outro avanço apontado pelo gerente é o comprometimento dos municípios para a realização da fase municipal através do Termo de Adesão deste que é considerado o segundo maior evento do Estado (só perde para a Rondônia Rural Show).

Modalidades paralímpicas auxiliam na inclusão ao esporte

“Já contamos com a adesão de 49 municípios do Estado, faltando somente Porto Velho, Itapuã do Oeste e Urupá” informou Ítalo Aguiar.

Modalidades

O Joer conta com 21 modalidades esportivas entre olímpicas e paralímpicas e que serão disputadas nas categorias individual e coletiva.

Fazem parte as modalidades de atletismo (olímpico e paralímpico), basquetebol, badminton, bocha (paralímpico), bocha convencional (paralímpico), ciclismo, futsal (olímpico e paralímpico), futebol (olímpico juvenil masculino), futebol de sete (paralímpico), ginástica rítmica, handebol, judô (olímpico e paralímpico), luta olímpica, karatê, natação (olímpico e paralímpico), taekwondo, tênis (paralímpico), tênis de mesa (olímpico e paralímpico), voleibol, vôlei de praia, xadrez.

DADOS 2018

Nas fases regionais foram atendidos 48 municípios e 5 distritos, num total de 9.614 participantes de 412 escolas (219 estaduais, 51 municipal, 12 federal e 45 privadas).

Na fase estadual, na modalidade paraolímpica, o Joer contou com a participação de 20 municípios e 1 distrito, com 625 participantes de 65 escolas (27 estaduais, 3 municipais e 17 privadas).

Nas modalidades coletivas foram 29 municípios e 4 distritos com 1.931 participantes de104 escolas, sendo 75 estaduais, 4 municipais, 3 federais e 8 privadas. E nas modalidades individuais foram 44 municípios e 4 distritos, num total de 1.771 participantes de 313 escolas (180 estaduais, 34 municipais, 7 federais e 31 privadas).

Neste ano, conforme já informou o gerente de esporte Ítalo Aguiar, a expectativa é superar estes números.

A Fase Nacional contou com sua etapa regional com a participação de 6 municípios, num total de 126 participantes de 9 escolas, sendo 6 estaduais e 3 particulares.

Etapa Nacional: 21 municípios – 167 participantes – 73 escolas (52 estaduais, 04 municipais, 04 federais e 04 privadas)

Etapa Paralímpica: 11 municípios – 56 participantes – 16 escolas (8 estaduais, 1 federal e 7 privadas)

FERA

Já o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), também denominado “professor Francisco Marto de Azevedo”, foi instituído através da Lei nº 4.239/18 e regulamentado pelo Decreto nº 23.606/19 e será implantado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em conjunto com as Coordenadoria Regionais e realizado anualmente.

Premiação do Fera será realizada no Teatro Guaporé, em Porto Velho

O fera deverá promover a integração social e cultural, despertar e valorizar os talentos artísticos dos estudantes da rede pública estadual de ensino para difundir as manifestações artísticas e culturais dentro e fora do ambiente escolar, utilizando a cultura como ferramenta de inclusão e transformação social da juventude.

O Festival será dividido em duas categorias, sendo a Teen, de 12 a 17 anos e a adulto, compreendendo os alunos acima dos 18 anos, atendendo, portanto, os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Da mesma forma que o Joer, o Fera terá as fases municipal, regional e estadual e terá execução concomitante aos Jogos Escolares.

O Fera está subdividido em quatro segmentos artísticos, sendo a música (canto, grupo instrumental, banda marcial e fanfarra simples);  artes visuais (fotografia, pintura e desenho); artes cênicas (dança, teatro) e áudio visual (cinema).

Jogos Escolares de Rondônia e Festival Estudantil Rondoniense de Arte. Para demais informações e agendamento de entrevistas, fale com a gerência, pelo E-mail: astecgefacee@seduc.ro.gov.br ou telefone (69) 3216-5389.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno / Aurimar Lima
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Esporte, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo