26/04/2024

COMPETIÇÃO

Jogos Escolares Paraolímpicos de Rondônia em Rolim de Moura são abertos com festa

24 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Paratletas se apresentaram durante o evento

Em clima de festa foi realizada no sábado (23) a abertura dos Jogos Escolares Especiais de Rondônia/2015 Fase Estadual, na Escola Estadual Maria do Carmo de Oliveira Rabelo, do município de Rolim de Moura. Considerados um dos maiores eventos esportivos promovido pelo Governo do Estado, os jogos envolvem as escolas estaduais, municipais, particulares e instituições de atendimentos especializados , sob a coordenação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

A Etapa Especial/Paraolímpica conta com a participação de 610 alunos atletas e técnicos de 23 municípios. Na Etapa Nacional, que foi realizada em 2014, na cidade de São Paulo, a delegação de Rondônia subiu ao pódio 13 vezes, conquistando seis medalhas de ouro e sete de prata, um resultado considerado excelente para os paratletas.

A solenidade em Rolim de Moura contou com o juramento do atleta-aluno, Wagner Tenório dos Santos, de Rolim de Moura, da modalidade de atletismo; e o juramento do arbitro profissional, Marcos César dos Reis, da modalidade de futsal.

Para Rodnei Paes, superintendente estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), este evento traduz a preocupação do governo estadual com o esporte, que é o melhor caminho para a cidadania. “Não existe diferença entre competidores especiais ou não, o que importa são as oportunidades iguais para todos competirem e levarem o nome do nosso estado ao lugar mais alto do pódio”, afirmou Rodnei Paes.

Para a secretária da Educação, Fátima Gavioli, o esporte, o lazer e a educação são o caminho certo para um Brasil melhor e mais digno. Para ela, o atleta especial só precisa de mais oportunidades para mostrar seu potencial. “Somos todos iguais, e precisamos acreditar que tudo é possível, basta crer que apesar de algumas limitações nada é intransponível. O céu é o limite”, citou Fátima Gavioli agradeceu a participação das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apaes) e de todas as instituições envolvidas no evento.

Participaram também da solenidade, o senador Valdir Raupp, a deputada Marinha Raupp; Lucia Castro, coordenadora regional da Seduc; Iloir Miguel – Kiko, secretario-executivo do estado; Clébea Lima, secretária municipal de Educação; Janete Henz, presidente da Apae de Rolim de Moura e representante de todas as Apaes do estado.

Texto: Aristides Araújo
Fotos: Aristides Araújo