JIR 2019

Jogos Intermunicipais começam em Cacoal com proposta de fomentar o esporte em Rondônia

31 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Pira Olímpica é acesa na abertura do JIR

Muita expectativa marcou a abertura dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) na noite de sexta-feira (30), na quadra do Ginásio Capitão Rui Luiz Teixeira, em Cacoal. Foi a primeira vez que as equipes e suas delegações se encontraram.

Na edição de 2019, 31 municípios enviaram suas delegações para disputar a 13ª edição dos Jogos. Ao todo, são mais de dois mil atletas que disputarão as 14 modalidades esportivas: Ciclismo, Tênis de Mesa, Xadrez, Atletismo, Capoeira, Judô, Taekwondo e Karatê. Nas modalidade coletivas estão: Vôlei de Praia, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Futsal e Futebol 7 Society.

Segundo o superintendente da Juventude, Cultura, Esportes e Lazer (Sejucel), Jobson Bandeira, o JIR se tornou um evento de tamanha grandeza que movimenta o esporte e toda uma economia. “É uma responsabilidade muito grande, pois a cada ano o JIR se torna um evento maior, superando todas as expectativas. Estamos aqui para dar todo o suporte aos atletas. E é nesse sentido que, além de fomentar o esporte, o JIR traz toda uma movimentação na economia do município sede. No caso, Cacoal está recebendo 2 mil atletas, que estão hospedados em boa parte dos hotéis do município,  estão se alimentando nos restaurantes de Cacoal e consumindo nos mais variados comércios locais”, destacou.

Foi a primeira vez que as delegações se encontraram

Entre os dois mil atletas está Hellen Elsie, de 24 anos, que representa Porto Velho nas modalidades de tênis de mesa e futsal. Esta é a primeira vez de Hellen no JIR e a jovem não esconde a expectativa. “Eu já havia participado de seletivas para o JIR, mas uma lesão me deixou de fora dos Jogos em outras oportunidades. Agora estou aqui e a expectativa é grande, estou feliz. A realização dos Jogos é uma iniciativa mais do que necessária, pois por um bom tempo o esporte ficou adormecido em Rondônia. Mas graças a Deus foi retomado e ganha cada vez mais força, promovendo uma transformação social. É a competição esportiva de Rondônia e eu estou aqui, representando a minha cidade, Porto Velho”.Além dos atletas rondonienses, o JIR abre espaço para um intercâmbio esportivo. Conforme o regulamento, as delegações podem, em cada modalidade esportiva coletiva ter até 30% dos seus atletas convidados de outros estados e até de outros países.

Para o diretor da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal, Wellington Nunes, está iniciativa é importante não só por aumentar o nível técnico das competições, mas por possibilitar aos atletas uma verdadeira troca de experiências.

Delegação de Porto Velho nos Jogos Intermunicipais

“O JIR tem ficado cada vez mais disputados e as equipes tem buscado atletas de alto rendimento. Além dos atletas locais, 30% dos atletas de cada delegação podem ser convidados de outros estados e até de outros países.

Um desses atletas convidados é Andrews Nascimento, de 31 anos, que veio do Espírito Santo a convite da equipe de handebol de Cacoal. O atleta promete dar o seu melhor. “Nós ficamos muito felizes por sermos convidados e estamos muito satisfeitos por estar aqui. A organização do evento trabalha com seriedade e já notamos que o JIR é uma das grandes referências do esporte para Rondônia, um estado que não conhecíamos e já passamos a gostar, até mesmo do calor. Por isso vamos dar o nosso melhor, até porque já temos informações de que os atletas rondonienses são fortes”.

Os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) acontecem entre os dias 30 de agosto e 10 de setembro, com disputas sendo realizadas em 12 locais diferentes.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Leandro Morais