Governo de Rondônia
18/04/2024

Sociologia

Jornalistas falam sobre profissão, mercado de trabalho e sociedade para alunos do Carmela Dutra

08 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

IMG-20150908-WA0001 (1)

Os alunos questionaram os jornalistas sobre diversos temas

 Profissionais de diversas áreas de atuação visitam esta semana , durante as aulas de Sociologia e Arte, os alunos do 9 ano do ensino fundamental da Escola Carmela Dutra, em Porto Velho. A iniciativa faz parte de um projeto de ensino interdisciplinar sobre as temáticas: trabalho e globalização. O objetivo é levar os alunos a refletirem sobre a necessidade do estudo para alcançar uma carreira profissional exitosa no mundo contemporâneo e despertar o jovem para a realidade social que o trabalho impõe.

A professora executora do projeto, Aurimar Lima,  disse que muitos alunos estão desapercebidos quanto um projeto futuro, em muitos casos por conta da idade, mas ainda assim, a intenção é ir além do ensino conteudista e criar oportunidades para o desenvolvimento da autonomia intelectual.  “No último ano do ensino fundamental é interessante que o aluno comece a despertar para uma profissão,  podemos acreditar que há um melhor aproveitamento do estudo quando se tem um foco. Ousamos levar o adolescente a desenvolver a mentalidade de que estudar é fundamental para concorrer no mercado de trabalho e ser um profissional de sucesso “

A estratégia do ensino foi começar com as aulas expositivas e pesquisas históricas sobre trabalho e globalização. Nas aulas de Arte a elaboração de um livro sobre a profissão desejada com ênfase nos conceitos de Estilo e Estética. O material pesquisado e estudado é escrito em forma de livro,  dividindo os assuntos por capítulos. Esta semana os alunos recebem os profissionais na escola para entrevistas e bate papo, e concluem o 3 capítulo, que deve ser a transcrição de uma entrevista com o profissional escolhido. Para elaboração do livro ainda é usado como instrumento de orientação os livros de Português e História. “O livro é individual e de caráter avaliativo. Conseguimos alguns profissionais dispostos a vir conversar com os adolescentes, ficamos em falta com muitas profissões,  mesmo assim eles poderão procurar o profissional fora da escola e até na rede social, o que vale é o despertar para vida e a saída do ócio virtual, por exemplo” – pontua a professora.

Os jornalistas Geovane Berno e Marcelo Benesby, o repórter fotográfico Elienio Nascimento e o advogado Adercio Dias abriram a semana de visitas na escola. Médicos,  administradores,  militares, engenheiro civil, psicóloga, dentista, músico  academicos, entre outros, já se dispuseram a visitar e bater um papo com os alunos, que tem a faixa etária entre 13 a 15 anos. A visita é na sala de aula das 7h30 as 11h30, na escola estadual Carmela Dutra, avenida Farquar, bairro .


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Aurimar Lima
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo