Governo de Rondônia
26/04/2024

CIÊNCIA

Jovens cientistas de Rondônia mostram projetos de sucesso em feiras de Mato Grosso do Sul e Pernambuco

09 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Abertura da 23ª Feira Internacional Ciência Jovem, em Recife

Jovens alunos cientistas de Rondônia participam de hoje (9) até sábado próximo, da Feira Internacional Ciência Jovem em Recife (PE), e da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências (Fetec) em Campo Grande (MS).

Ambos são eventos gratuitos, com palestras, exposição, oficinas, mesas redondas e visitas a laboratórios.

Em sua 23ª edição, a feira pernambucana reúne o que de melhor é produzido nas escolas do País.

Segundo informa a Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (Seduc), o evento  organizado pelo Espaço Ciência, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do Pernambuco expõe trabalhos de todos os estados do Brasil, do Chile, Colômbia, México e Paraguai.

Orientados pelo professor João Rodrigues Barbosa, os alunos pesquisadores Max Well Rodrigues de Oliveira e Luiz Philipe dos Santos, da Escola Estadual Bartolomeu Lourenço de Gusmão, do Vale do Anari, apresentam na feira o Projeto 69 Game, ferramenta auxiliar na área educacional e cujo nome se deve a 69 tentativas para criá-lo.

Esse projeto contempla jogos educativos. Seus autores têm consciência de que o invento não corrige atrasos causados no setor, entretanto, impulsionam jogos educativos, através de motores gráficos, para auxiliar os profissionais da educação e o público afim para a melhoria do rendimento nas diversas áreas de conhecimento.

Ainda em Recife, o Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná mostra o projeto de irrigação criado pelos alunos Hélio Paulo Leite de Lima e Cleiton Domingos Belinge Vicentini, sob orientação da diretora, professora Erika Josiani Ossuci.

Com o uso de um sensor de umidade (higrômetro), esse sistema automatizado agrega várias tecnologias, contribuindo para o uso mais racional da água no solo.

Em Campo Grande, os alunos Luiz Henrique Mocelin Gomes, Lucas Kihara de Barros e Priscila Cofani Costa Pomini, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Cordeiro de Farias, de Pimenta Bueno, expõem o inventário de angiospermas da Praça dos Pioneiros, dessa cidade.

Essa praça bem frequentada nos fins de semana tem 18 mil m², correspondentes a uma área verde de Pimenta Bueno, e serviu de laboratório para pesquisa dos componentes arbóreos e morfologia de caule e folhas. A pesquisa possibilitou o inventário de 103 distribuídas em 18 espécies, 18 gêneros, e 13 famílias, e dessa quantidade, 61% são nativas e 39% exóticas.

FEROCIT SERÁ INTERNACIONAL

Este ano, a terceira edição da Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia (Ferocit) premiou e classificou por categoria, entregando medalhas e troféus aos participantes da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo (RS), no mês passado; Ciência Jovem em Recife, Fetec em Campo Grande, Fecitec de Palotina (PR) e do Encuentro Latino-americano Semilleros Jovenes Investigadores, em Valledupar (Colômbia).

Foi nessa cidade do Departamento de César que fizeram sucesso barrinhas nutritivas feitas com sementes e frutos de cereais produzidos por alunos do Colégio Tiradentes no distrito de Jacy-Paraná, em Porto Velho. Com isso, eles garantiram vaga na Feira Internacional do Panamá em março de 2018.

“A Ferocit, que a partir do próximo ano também será internacional, motiva o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores e a sociedade em geral”, afirmou um dos coordenadores, Ederson Rodrigues.

Lembrou que esse evento divulga e socializa trabalhos científicos, encaminhando para feiras nacionais e internacionais, projetos credenciados de alunos e professores da rede pública estadual.

“Sem dúvida, há um avanço formidável: o projeto 69, aplicado no âmbito da Escola Bartolomeu de Gusmão, por exemplo, possibilita aos educadores a tabulação de dados referentes às dificuldades dos alunos em cada área do conhecimento”, comentou.

Ele elogiou o governador Confúcio Moura e o secretário de educação, Valdo Alves, por proporcionarem resultados “nunca antes alcançados nessa área”.  A mobilização de Alves sensibilizou o governador, que autorizou o fornecimento de passagens para professores orientadores e alunos.

Rondônia marcou presença em outubro na feira internacional de Novo Hamburgo (RS)

DESTAQUES
NA MOSTRATEC

Na Mostratec, em outubro, destacaram-se os projetos: Conhecimento tradicional Indígena: alisante natural para cabelos, da Escola Sertanista Francisco Meireles, de Cacoal; o aplicativo Android Aluno Digital, da Escola Estadual Carmela Dutra, de Porto Velho; e Investindo no capital humano: altas habilidades, da Escola Estadual Barão do Solimões, também da capital.

O alisante foi produzido na Escola Francisco Meireles pelos alunos pesquisadores Oikoealap Sulivan Suruí e Charles Oiyewamê Suruí, orientados pelo professor Cleverson Fernando Silva.

“Essas premiações motivam os alunos à competitividade com outros estados do Brasil e outros países”, comenta Rodrigues.

O Android Aluno Digital é uma descoberta dos alunos pesquisadores Aldo Lery da Costa Junior e Robert Willian Nascimento, orientados pelo professor Cleiton Aparecido de Araújo.

O trabalho Investindo no capital humano: altas habilidades, orientado pela professora Lucy Mara Camacho, foi desenvolvido pela aluna Giovana Dayse Candeia Palácio.

Em 2018, visitantes da Ferocit, em Porto Velho, terão a oportunidade de conhecer projetos nacionais dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Roraima e São Paulo. E internacionais credenciados na Argentina, Colômbia, Indonésia, Itália, México, Ucrânia, Peru, e Turquia.

SAIBA MAIS
Estudantes de Rondônia participam da Mostratec com apoio do Governo do Estado
Alisante e cor do cabelo dá primeiro lugar a alunos indígenas suruí, de Cacoal 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça , Divulgação Seduc e Divulgação Governo de Pernambuco
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo