Governo de Rondônia
29/03/2024

FORMATURA 5º BEC

Jovens declarados aspirantes a oficiais são condecorados com Medalha de Honra ao Mérito Marechal Rondon pelo governo de Rondônia

03 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Solenidade foi realizada no Pátio General Rodrigo Octávio, no 5º BEC, com a presença de convidados e familiares dos formandos

Ao participar na manhã deste sábado (1) da formatura de declaração de  aspirante a oficial de 20 jovens, em solenidade realizada no pátio General Rodrigo Octávio, no 5º Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC), em Porto Velho, o governador Daniel Pereira, entregou a Medalha do Mérito Marechal Rondon aos três primeiros colocados no segundo curso oferecido pelo Exército Brasileiro em Rondônia.

A comenda criada pelo Executivo Estadual, pelo Decreto nº 23.388, de 28 de novembro de 2018, conforme explicou o governador, tem por objetivo reconhecer o desempenho dos jovens, que durante dez meses se ausentaram de seus familiares para fortalecer o compromisso de bem servir à pátria e à nação em atividades dentro e fora da caserna, durante o Curso de Formação de Oficiais da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro. Foram agraciados Erinaldo Celestino dos Santos (1º lugar), Eronn Geraldo Valençuela (2º) e Ítalo da Silva Pereira (3º). Todos os concluintes da turma que homenageou os 150 anos da Batalha de  Itororó (Guerra do Paraguai) receberam espadas entregues pelos padrinhos, a maioria os próprios pais, mães, esposas ou namoradas.

Na hierarquia do Exército, o aspirante está acima das praças ou graduados, inclusive dos cadetes/alunos oficiais, e abaixo do segundo-tenente, que é a patente que poderão atingir após o estágio a ser aberto em fevereiro.

A cerimônia foi comandada pelo general de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, juntamente com o tenente coronel Emerson Moraes, comandante do 5º BEC e diretor do Núcleo  de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR/5º BEC). Participaram ainda o secretário chefe adjunto da Casa Civil, Helder Risler, além dos familiares dos formandos e militares do 5º BEC.

Com o encerramento do curso iniciado em 15 de fevereiro deste ano, quando participou da aula inaugural como vice-governador, Daniel Pereira informou que agora pretende sugerir aos Comandos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros a criação de uma lei para aproveitar parte desses aspirantes como oficiais administrativos. A preocupação se deve ao fato de que em fevereiro serão abertas vagas para estágios, o que garante a participação desses aspirantes em atividades do Exército, inclusive fora do estado. Como são poucas as vagas ofertadas, só serão selecionados os com maior pontuação, ficando grande parte disponível para ser absorvida pelas unidades militares do estado.

Governador Daniel Pereira cumprimentou a todos os declarados a aspirante oficial, entre eles Rodrigo Lohhan

“Sem dúvida é uma maneira da gente retribuir esta grande contribuição do Exército, que preparou estes jovens com princípios éticos e morais e compromisso para com a pátria”, disse o governador, que no evento foi surpreendido com a presença da tia Etelvina Pereira, avó de Rodrigo Lohhan Pereira, 19 anos, um dos formandos.

Em meio aos formandos, estava também Franciwillen da Silva, 21, cuja família (mãe e avó) veio de Costa Marques para a solenidade. “Este é um momento muito importante para ele, que veio de tão longe se preparar para uma vida melhor, com amor e respeito à pátria e em defesa da sociedade, e para nós, que nos sentimos orgulhosas pela sua coragem e dedicação”, relatou a vovó.

O general Leal observou, que passados dez meses, estes jovens agora seguem com sentimento de patriotismo exacerbado, responsabilidade, coragem, lealdade e espírito de solidariedade, que brotaram em seus lares e foram lapidados na caserna.

Ao final, os jovens que na aula inaugural entraram solenemente pelo portão das armas, onde foram recepcionados pelo capitão Franco, o instrutor chefe tenente coronel Mores, saíram neste sábado cantando o hino Adeus Minha Escola Querida, com acompanhamento da banda de música e sob aplausos do público.

Leia mais:

 Valorização e avanços da PM RO são destacados em noite de entrega de 255 Medalhas Mérito Forte Príncipe da Beira


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo