Governo de Rondônia
26/04/2024

SOCIOEDUCAÇÃO

Juiz da Vara de Infância afirma que a Fundação de Atendimento Socioeducativo é um exemplo para o Brasil

06 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião foi realizada no gabinete do governador

“A Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) é um exemplo para o Brasil e produzirá reflexos positivos para as futuras gerações”, disse nesta sexta-feira (06), o juiz Marcelo Tramontini, da 1ª Vara de Infância e Juventude de Porto Velho. O magistrado participou de audiência com o governador Confúcio Moura, no Palácio Rio Madeira, e fez agradecimentos pelas iniciativas voltadas para o atendimento jovens em conflito com a lei.

Marcelo Tramontini disse que a fundação está legalmente constituída, atuando com muita determinação e que os servidores “vivem e pensam a sócio-educação”. Ele disse a Confúcio Moura que a criação da Fease é um gesto de estadista, pois os resultados vão muito além da solução dos problemas atuais.

O promotor Everson Pini avaliou que o atendimento sócioeducativo, no formato determinado pelo governador através da Fease, vai deixar frutos positivos para as futuras gerações, considerando que a proposta leva em conta parâmetros que são assimilados pelos internos.

A Fease, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), tem como finalidade o atendimento socioeducativo no Estado, o que é feito no cumprimento das execuções de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade, destinadas a adolescentes em conflito com a lei.

Rondônia, atualmente, cerca de 200 internos nas unidades sócioeducativas. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, o atendimento a estes jovens é diferente do que existe nas unidades prisionais. Castro explicou o tratamento aos jovens deve considerar que eles retornarão ao convívio social.

A presidente da Fease, Sirlene Bastos, citada como uma “devotada sócioeducadora” pelo governador Confúcio Moura, apresentou a equipe de trabalho e garantiu que são profissionais que fazem o melhor para que os internos assimilem a metodologia e compreendam as oportunidades que são apresentadas. “Eles precisam de apoio diferenciado”, defendeu.

Ao agradecer pelos elogios recebidos, o governador Confúcio Moura disse que a fundação apresenta uma oportunidade para que o trabalho realizado torne-se referência nacional.  “Vocês podem fazer um modelo novo, devem buscar inspiração para isto”, recomendou.

Confúcio também agradeceu ao juiz Marcelo Tramontini e ao promotor Everson Pini. “Eles sofrem na busca pelo atendimento digno aos internos, mas participam das ações”, acrescentou, lembrando que as determinações do magistrado e do representante do Ministério Público poderiam chegar por escrito.

Leia mais:

Diretores de unidades participam de oficina em tecnologia em Porto Velho para gerenciar novo sistema de ocorrências eletrônicas no sistema socioeducativo


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo