Governo de Rondônia
19/03/2024

INOVAÇÃO

Junção de todas as senhas do governo de Rondônia em único sistema entra em atividade

07 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Sauron vai unificar todas as senhas em um único local

No governo de Rondônia existe sistema para gerenciar monitoramento de alimentos, tramitação de processos, portal de notícias, frota de carro e vários outros que, juntos, contabilizam quase 60 sistemas e sites implantados e gerenciados que sofrem manutenção direta pela Superintendência do Estado para Resultados (EpR). Para atender servidores e toda a população de Rondônia, muitos usuários, que alimentam um sistema com informações diariamente, possuem dificuldades em lembrar de suas senhas. Outros deixam salvos automaticamente no computador.

Com isso, a EpR desenvolveu o Sistema de Autenticação do Estado de Rondônia (Sauron), em decorrência de esquecimento de senhas pelos servidores. Um problema que o setor de desenvolvimento encontrou ao realizar manutenção nos diversos sistemas. A ideia surgiu após reunião com Recursos Humanos, Infraestrutura e Gestão de Projetos, setores da superintendência.

“Cada sistema tem sua tela de login e o setor de desenvolvimento realiza manutenção em todos os sistemas e tem a preocupação com autenticação e manutenção. Outro problema é que o usuário abre chamado dizendo que não consegue acesso em um sistema que está fora do nosso conhecimento. Para esses problemas o Sauron vai concentrar esforços em um só local”, fala Maicon Moreira, gerente de desenvolvimento.

Todos os sistemas gerenciados pelo EpR vão funcionar utilizando o Sauron. Sendo assim, os sistemas que precisavam de uma tela de login e de seus níveis de segurança para o usuário entrar e alimentá-lo foram abstraídas e unificadas.

De acordo com Hudyson Barbosa, diretor executivo da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), “o trabalho de autenticação do governo é realizado por dois modelos. Um é o AD, armazenamento de usuários e senhas, que é utilizado pelo SEI, e o outro é o login e senha, que será usado pelo Sauron. Para servidores públicos fazerem uso do sistema, eles obrigatoriamente devem estar dentro do AD e do E-estado”.

O sistema Sauron vai concentrar esforços em um só local

O próprio Sauron é quem aponta se um sistema está apto a ser autenticado e usado pelo servidor ou público externo. No sistema, você faz login e ele verifica se o CPF está no AD ou no E-estado. Se não estiver em nenhum deles, significa que você pode ser um usuário externo. Esse sistema trabalha com segurança e, nesse caso, com autenticação. Com isso será possível servidores e a população usarem.

A implantação foi adotada pelo superintendente Coronel Delner Freire, que fortalece a EpR para o desenvolvimento de soluções que facilitem e interajam com servidores e a população de forma acessível. Segundo o superintendente, “para o servidor público e usuário externo, o ganho é que ele navega em todos os sistemas que ele precisa somente com uma senha e outra qualidade é que o Sauron é ilimitado para agregação dos sistemas”.

O critério para colocar um sistema dentro do Sauron varia, mas nesse momento estão sendo introduzidos os sistemas mais novos, depois os mais usados e, posteriormente, os mais antigos. Dessa forma o Estado não será onerado criando páginas de login.

Para os técnicos, essa acessibilidade faz com que o setor de desenvolvimento aumente a flexibilidade em manutenção. Assim, sendo mais fácil evoluir. Caso o servidor venha esquecer a senha de login do Sauron ele poderá solicitar recuperação via e-mail.

Leia mais:

Superintendência do Estado para Resultados busca parceria para melhorar funcionamento do Sistema Eletrônico de Informações

Serviços de tecnologia do Governo de Rondônia podem ser solicitados por única ferramenta em todo o estado

Crédito suplementar mantém navegabilidade da Infovia em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo