Governo de Rondônia
25/04/2024

LEGALIZAÇÃO COMERCIAL

Junta Comercial e contabilistas usam videoconferência para atualizar legislação e abrir empresas pelo modelo digital

24 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

José Alberto Anísio, presidente da Jucer

A Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), está atualizando os contadores com toda legislação por meio de videoconferência, sobre os serviços* mais avançados prestados pelo órgão às empresas de baixo risco entre outras.

As explicações atendem profissionais de contabilidade dos municípios de Rondônia. Até agora, uma videoconferência reuniu cerca de 100 participantes, em Porto Velho, outra reuniu 50, em Ariquemes.

Até o segundo semestre, as reuniões on-line se repetirão para outras regiões do Estado. O presidente da Jucer, José Alberto Anísio, lembrou a presença do órgão nos 52 municípios, por meio da RedeSIM.

Essa rede agrega as melhores práticas nacionais, estaduais e municipais para a desburocratização do registro e legalização de empresas. Resultou da compilação feita pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio em reuniões das quais participaram todos os órgãos responsáveis para a edição da Lei Federal nº 11.598/07, que simplificou o registro e a Legalização de empresas e negócios.

A Jucer pretende chegar também às escolas, com a visão de que ali estão futuros contadores e empreendedores. “Vamos despertá-los e mostrar que empreender não é mais difícil”, disse o presidente.

Preparada desde 2019 para o programa Governo Sem Papel, a Jucer está atualmente ligada aos sistemas eletrônicos da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), secretarias estaduais do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), de Finanças, de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), entre outros órgãos públicos.

As Prefeituras recebem o pedido de abertura da empresa, e opinam pela viabilidade ou não do negócio. A tramitação do processo é eletrônica.

 

“Contadores são imprescindíveis nessa modernização, já que funcionam como elo entre a empresa e a Jucer”, comentou Anísio.

 

Segundo o presidente da Jucer, dentro do modelo online, o próximo passo será a biometria facial do empreendedor.

“As atividades do empreendedor estão cada vez mais facilitadas, livres dos antigos trâmites burocráticos e avançando na modernidade”, avaliou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), José Cláudio Ferreira Gomes.

Apesar do delicado momento da pandemia, a classe tem motivos para comemorar: sábado (25) é o Dia do Profissional de Contabilidade. “É o contador que faz nascer, crescer e evoluir empresas em Rondônia e no Brasil, pois empresta seus conhecimentos técnicos a pequenos, médios e grandes empresários, e por eles são reconhecidos na sua competência”, disse Gomes.

O presidente do Conselho elogia a chamada “desmistificação do processo digital” preconizada pela Jucer: “Ela inova a prestação de serviços da classe, na medida em que insere o contador nesse modelo tecnológico capaz de fazê-lo produzir tudo no próprio escritório, economizando tempo, papel e mão de obra”.

_____

* Pelo Empresa Fácil, o empreendedor encontrará tudo o que precisa para abertura, alteração e baixa de sua empresa, de forma simples e rápida. Alvarás de licença e localização já são expedidos on-line no ambiente dessa plataforma, sem a necessidade de atendimento presencial para obtenção do documento, inclusive para obtenção das taxas pertinentes.

Já o Licenciamento MEI (Microempreendedor Individual) não mais exige a abertura de processo físico, uma vez que o microempreendedor individual passa a fazer parte da plataforma de integração Empresa Fácil RO, com o mesmo fluxo das demais empresas, negócios e atividades.

 

Leia Mais:
Em março, Jucer substituía atendimento presencial pelo sistema online
Com a Lei de Liberdade Econômica abertura de empresas cresceu 26% no final de 2019


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Arquivo Jucer
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo