Governo de Rondônia
16/04/2024

CIDADANIA

Junta Comercial expande atendimento a empresas em mais três municípios de Rondônia

25 de janeiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Depois de Governador Jorge Teixeira, na segunda-feira (22), a Junta Comercial de Rondônia (Jucer) firmou termo de cooperação técnica também com as prefeituras de Nova União e Mirante da Serra, em ato assinado pelo vice-governador Daniel Pereira nesta quarta-feira,24.

“Os empresários não precisarão mais sair daqui para Ouro Preto do Oeste. Isso é bom para o empresário, é bom para Nova União”, disse o vice-governador, explicando que a Junta Comercial está instalando uma Unidade de Atendimento Empresa Fácil em cada um dos municípios onde está sendo realizada a Operação Teixeirão (Projeto Rondon).

A Junta Comercial de Rondônia está levando atendimento a empresários para facilitar a abertura de empresas, integrando-as aos escritórios já existentes, que podem analisar a abertura de uma firma em Nova União, por exemplo.

Termo de cooperacao da Jucer em Nova Uniao,

“O que estamos buscando é a simplificação, é facilitar a vida do  empreendedor. O estado não pode atrapalhar, tem de ajudar. A Jucer hoje emite licenças em apenas 10 minutos. O pensamento do governo de Rondônia é o desencastelamento do Estado, que deve ser amigo do empreendedor. Doravante, vocês poderão abrir uma empresa aqui mesmo”, disse o presidente da Junta Comercial, Vladmir Oliani.

Segundo José Raimundo Rodrigues da Silva, da Divisão de Eventos do Interior da Jucer, hoje existem 11 escritórios regionais, e  o fortalecimento e integração do Empresa Fácil está ocorrendo mediante treinamento dado a servidores municipais para acesso e direito ao uso da plataforma do Empresa Fácil RO e cessão de computador e escaner para realizar a abertura de empresas.

“Um analista de qualquer local, online, poderá analisar os documentos apresentados para avalizar a abertura”, diz.

Em Mirante da Serra, além do termo de cooperação com a Jucer, também foi assinado o termo de cooperação com o prefeito Adnaldo de Andrade para implantação de um posto de identificação para confecção de carteira de identidade. Já está agendada para o dia 16 de fevereiro a entrega do posto.

“Estamos colhendo os frutos de modernização da Jucer”, disse o vice-governador Daniel Pereira, que reuniu na Câmara de Vereadores de Nova União e Mirante da Serra os universitários do Projeto Rondon – Operação Teixeirão e explicou as atividades que começaram a desenvolver em nove municípios. Até 3 de fevereiro, os quase 160 teixeiristas de sete instituições de ensino superior promovem oficinas em diversas áreas do conhecimento para a população.

A Jucer, após o Carnaval, deverá retomar o trabalho para ampliar o Empresa Fácil em 26 municípios. As demais prefeituras de municípios onde ocorrem a Operação Teixeirão, que são Alto Alegre dos Parecis, São Francisco do Guaporé, Theobroma, Vale do Anari e Vale do Paraíso também irão contar com atendimento da Jucer para abertura de empresas.

 “Vamos evitar o deslocamento em até 200 quilômetros de pessoas que querem empreender, gerar empregos, facilitando o atendimento da Jucer e possibilitando a integração dos serviços ao sistema Empresa Fácil RO, consolidando o trabalho de modernização do governo Confúcio Moura”, disse Daniel Pereira.

Em Nova União, o prefeito em exercício, Adinael de Azevedo, avalia promover a parceria com o governo de Rondônia para instalar o posto de identificação em espaço cedido pela prefeitura.

O secretário-adjunto de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), delegado Luiz Roberto Mattos, disse que a dificuldade na emissão de carteira de identidade pela Polícia Civil “não representa falta de interesse”  mas é falta de pessoal e, por isso, a instalação dos postos em espaços cedidos pelas prefeituras revelou-se a melhor solução.

“O datilocopista poderá se dedicar exclusivamente ao trabalho de elucidação de crimes, por isso a cooperação do estado com as prefeituras favorece também o trabalho de investigação da polícia”, observou.            

Leia mais:

 Governador Jorge Teixeira ganha posto de identificação e memorial em homenagem a ex-governador será erguido no município


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Marcos Nobre Jr.
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Economia, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo