26/04/2024

Justiça Rápida atende famílias no Abrigo Único e professor lança livro sobre enchente

19 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

6 - dettoni e cel. caetanoAs famílias atingidas pela enchente do Rio Madeira e que estão instaladas no Abrigo Único, no Parque de Exposições, receberam, sábado (17), os serviços do Projeto Justiça Rápida, do Tribunal de Justiça de Rondônia, e também de equipes do Serviço Social da Indústria – Sesi. No mesmo evento, o professor José Dettoni lançou o livro “Enchente do Rio Madeira”, que contém poesias que abordam de variadas formas o maior desastre natural já ocorrido no Estado de Rondônia.

6 - josé dettoni e juizaA coordenadora do Projeto Justiça Rápida, juíza de direito Sandra Silvestre, acompanhou o atendimento e prestou orientações sobre o serviço, que agiliza a solução de causas mais simples e que, em geral, fazem parte do cotidiano de famílias carentes. Muitas demandas foram agendadas e os autores foram informados sobre o dia em que as audiências para a solução dos casos serão realizadas.

O Serviço Social da Indústria – Sesi levou para o abrigo voluntários que ofereceram atendimento com corte de cabelo, tinturas e manicure, entre outras atividades.

6 - solenidadeO professor José Detoni, autor do livro “Enchente do Rio Madeira”, disponibilizou mais de 250 exemplares de sua obra para sejam distribuídos aos abrigados, como uma contribuição para reflexão profunda sobre o impacto da inundação na vida dos rondonienses.

Lazer

6 - bolaO dia foi, também, de muitas atividades para as crianças do Abrigo Único. Elas tiveram aula de música, ministradas por representantes do Exército Brasileiro, e foram assistidas nos brinquedos instalados em áreas distintas, após serem adotadas medidas de segurança. Para os adultos foram oferecidas atividades lazer com jogos de futebol e vôlei.

oficina de música

O evento serviu também para que o talento dos abrigados fosse exposto aos visitantes. Um dos moradores, por exemplo, apresentou um criativo sistema de climatização montado em sua barraca, e que utiliza basicamente uma caixa de isopor de garrafas PET. Outro mostrou bancos feitos a partir de sobras de madeira.

O coronel Lioberto Caetano, comandante geral do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil, acompanhou as diversas atividades realizadas no Abrigo Único e destacou que o Governo do Estado disponibilizou meios para que o local ofereça acolhida digna às famílias.

O Abrigo Único foi todo estruturado pela Defesa Civil do Estado, que transferiu a gestão, na segunda quinzena de abril, para o município de Porto Velho. Mas o Estado ainda é responsável pela parte operacional e para isto mantém no local uma equipe liderada por um oficial do Corpo de Bombeiros Militar.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Marcos Freire e Elizeth Souza