20/04/2024

AUXÍLIO

Kits merenda escolar são distribuídos entre alunos de nove escolas indígenas em Cacoal

24 de junho de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Em Cacoal, os kits vão ser entregues a todos os 320 alunos matriculados nas nove escolas indígenas estaduais

Teve início na terça-feira (23), a distribuição de 320 kits de alimentação aos alunos indígenas matriculados na rede estadual de ensino na região de Cacoal.  Segundo o coordenador Regional de Educação, Severino Bertino Neto, os kits fazem parte de uma ação do Governo de Rondônia para atender os estudantes durante o período de pandemia. A distribuição começou pela Aldeia Gabgir, que possui a maior escola indígena de Cacoal com 101 estudantes.

“A distribuição dos kits é uma preocupação do governador Marcos Rocha, que acionou a Seduc para que os estudantes não fiquem desassistidos durante a pandemia. Como o governador já disse em outras oportunidades, muitos alunos vão à escola estudar e, também, merendam, mas muitos alunos vão para a escola para merendar e também estudam. Por isso essa preocupação com a alimentação dos alunos, especialmente aqueles em vulnerabilidade social, em tempos de pandemia”, destacou Bertino Neto.

Conforme explicou a coordenadora de Educação Escolar Indígena, Márcia Helena Gomes, em Cacoal, os kits vão ser entregues a todos os 320 alunos matriculados nas nove escolas indígenas estaduais, atendendo ao todo dez aldeias do povo Paiter Suruí. A expectativa é que, até sexta-feira, os kits cheguem a todas as aldeias: Gabgir, Lapetanha, Nabekoh, Payaman, Tika, Lobo, Amaral, Joaquim, Central e Aldeia Paiter.

CARTÃO ALIMENTAÇÃO – KIT ALIMENTAÇÃO

Em todo o estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o governo tem fornecido o Cartão-Alimentação Escolar, que transfere recursos financeiros aos pais ou responsáveis legais de estudantes em situação de vulnerabilidade social para aquisição direta de gêneros alimentícios, em caráter excepcional, durante o período de estado de Calamidade Pública, decorrente da pandemia da Covid-19.

Já entre os alunos indígenas, estão sendo entregues os kits alimentação, diretamente nas aldeias. Todos os alunos matriculados receberão o kit que contem, entre outros produtos, arroz, feijão, farinha, óleo, biscoito, macarrão, achocolatado em pó, etc.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Coordenadoria Regional de Educação

Assistência Social, Educação, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade