Governo de Rondônia
23/04/2024

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Laboratório de Análises Ambientais de Rondônia verifica qualidade de água de poços e mananciais dos municípios

22 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Frascos de vidro com água de municípios para análise no Laboratório da Sedam, na Estrada de Santo Antônio

Da necessidade do corpo humano à qualidade de cada litro d’água, a cada ano a situação da reserva rondoniense, brasileira e planetária da água motiva grandes debates. Mesmo na pandemia da Covid-19, o Dia Mundial da Água alcança alto significado para o Governo de Rondônia, que atende a 22 municípios e quase todos os distritos interessados em verificar a qualidade de seus poços e mananciais.

Segundo a analista ambiental, Adriele Muniz, que trabalha no Laboratório de Análises Ambientais do Estado, no pátio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), na Estrada de Santo Antônio, a equipe de Gestão de Águas colabora diretamente com o poder público, atendendo a determinações do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Polícia Civil.

“Atendemos a demandas em todo o Estado de Rondônia, e monitoramos água subterrânea (poço tubular e amazônico), superficial (rios e lagos), efluente sanitário e industrial”, explica Adriele.

O Laboratório de Análises Ambientais faz parte da Rede de Monitoramento de Qualidade de Água Nacional, por meio do programa Qualiágua. O acompanhamento regular em 26 pontos tem como parceira a Agência Nacional de Águas (Ana). São feitas análises in loco, de campo e laboratorial, com foco em parâmetros de condutividade elétrica, temperatura da água e de ar, turbidez, oxigênio dissolvido, pH, sólidos totais dissolvidos e em suspensão, alcalinidade total, cloreto total, transparência, DBO, coliformes termotolerantes, nitrato e nitrogênio amoniacal.

Até 2020, o Estado acompanha o monitoramento de águas nos distritos de Porto Velho (Jaci-Paraná, de Abunã, de Fortaleza do Abunã e no Baixo Madeira (Maici, Lagoa Emir, São Carlos), Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Monte Negro, Machadinho d’Oeste, Jaru, Teixeirópolis, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Espigão d’Oeste, Pimenta Bueno, Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Nova Brasilândia, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

DECISÃO DA ONU

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão a respeito desse tema. Universidades, escolas públicas e privadas, a sociedade brasileira em geral, têm consciência que a vida no planeta só é possível graças à presença de água. Assim, todo cuidado com as fontes de água é fundamental para a sobrevivência. Da mesma forma, o Governo de Rondônia, por meio da Sedam, oferece aos municípios análises de amostras coletadas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Ecologia, Educação, Empresas, Infraestrutura, Meio Ambiente, Rondônia, Saneamento, Saúde, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo