Governo de Rondônia
28/03/2024

SAÚDE

Laboratório do Urso Panda intensifica diagnóstico preventivo contra tuberculose nas unidades prisionais de Porto Velho

07 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O laboratório de saúde da Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo (Urso Panda), em Porto Velho, realizou no ano de 2015 pelo menos  784 coletas de amostras de escarro para diagnóstico de tuberculose. Do total de coletas, 39 foram diagnosticadas como positivas para a presença do Mycobacterium Tuberculosis. Em 2016, durante os meses de janeiro e fevereiro, foram coletadas 140 amostras, desse total 7 foram diagnosticadas como positivas.

ENTREVISTA_LACEN_TESTE_DE_TUBERCULOSE_EM_OVOS_26012016_FOTOS_MAICONLEMES (16)

Em 2016, 140 amostras já foram analisadas, desse total 7 foram diagnosticadas como positivas para tuberculose.

Segundo o gerente de Saúde substituto da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), Cadmo Roque Barbeto, o laboratório do Urso Panda funciona como posto de coleta nas unidades prisionais e socioeducativas de Porto Velho. É realizado o cadastramento das amostras que em seguida são enviadas para a Policlínica Rafael Vaz e Silva, onde é feito o teste rápido molecular para tuberculose.

De acordo com a biomédica responsável, Liane Sales Silva, o laboratório vem trabalhando para cada vez mais melhorar o fluxo de exames e no futuro passar a realizar o diagnóstico na própria unidade prisional. Liane disse que foi submetida a um treinamento com a equipe de diagnóstico da tuberculose no Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), onde aprendeu a parte prática para execução das suas atividades no laboratório de coleta.

Liane explicou que os microbiologistas fazem a coleta de escarro nos presos que procuram a enfermaria das unidades prisionais com sintomas respiratórios, pois é o exame que diagnostica a tuberculose pulmonar. “A confecção dos esfregaços para baciloscopia é a técnica correta para colocar a amostra na lâmina e executar a coloração de forma que o resultado final seja um esfregaço adequado para identificação dos bacilos do Mycobaterium Tubercuolis”.

O recebimento das amostras de escarro é feito de segunda a quarta-feira, pois é necessário o cadastramento de todas na plataforma antes de serem enviadas para os laboratórios de destino para análises. “O exame de baciloscopia dos pacientes em tratamento e dos comunicantes dos pacientes em tratamento, antes feito no laboratório Rafael Vaz e Silva, passará a ser realizado pela biomédica do laboratório Urso Panda, o que facilitará o acompanhamento na eficácia do tratamento”, finalizou Liane.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Maicon Lemes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Justiça, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo