Governo de Rondônia
28/03/2024

ANÁLISES

Laboratório Estadual de Patologia e Análises será inaugurado nesta sexta-feira em Porto Velho

17 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Com equipamentos de última geração e capacidade para realizar dois mil exames por hora, será inaugurado em Porto Velho na nesta sexta-feira (19), a partir das 14h, o Laboratório Estadual de Patologia e Análises (Lepac). O evento vai contar com a presença do vice-presidente da república, Michel Temer.

laboratorio patologia analise Oswaldo Cruz POC 16.2.2016 foto Rosinaldo Machado ..

Equipamentos já foram montados e a equipe passa por treinamento em Porto Velho

Segundo o coordenador estadual de Patologia, biomédico Gleense Cartonilho, serão realizados no Lepac 147 tipos de exames, dos quais 69 até agora são realizados fora do estado, levando em média de 7 a 15 dias para chegar os resultados, tempo que cairá para 4 horas.

Gleense Cartonilho disse que o projeto para criação do Laboratório Estadual teve início em 2013, quando o Governo de Rondônia investiu cerca de R$ 1,3 milhão (recursos próprios) na construção do prédio. Para equipar o laboratório, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) abriu processo de licitação nacional para contratar, em forma de aluguel, os equipamentos com fornecimento de insumos no valor R$ 5,5 milhões por ano.

“Através do processo licitatório, o governo conseguiu que os exames em média ficassem 25% mais baratos em comparação à tabela do Sistema Único de Saúde (Sus)”, destacou o biomédico, Gleense Cartonilho.

O laboratório conta com um sistema todo automatizado, que começa desde a coleta, que sai da unidade onde o paciente foi atendido com código de barra, sendo rastreado até o laboratório. “O resultado do exame não será impresso em papel. Ficará disponível no sistema da unidade hospitalar que solicitou o exame, à disposição do prontuário do paciente”, destacou o biomédico, dando ênfase à segurança, agilidade do resultado e à economia.

Os equipamentos já foram montados e uma equipe formada por 45 profissionais, sendo 20 de nível superior, entre biomédicos e bioquímicos; e 25 de de nível técnico, está sendo treinada. O Laboratório Estadual de Patologia e Análises fica em um anexo ao lado da Policlínica Oswaldo Cruz, na avenida Jorge Teixeira.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Rosinaldo Machado
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo