Governo de Rondônia
Segunda, 01 de março de 2021

CAPACITAÇÃO

Lacen e Agevisa realizam cursos para atualização de técnicas para diagnóstico de malária durante todo o mês de agosto

11 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

PARCERIA - Lacen e Agevisa realizam curso para atualizar dignóstico de malária

Lacen e Agevisa realizam curso para atualizar diagnóstico de malária

Durante todo o mês de agosto, a fim de preparar profissionais de saúde que atuam no diagnóstico de doenças endêmicas, em especial a malária, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em parceria com a Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), realiza, em todas as regionais de saúde em Rondônia, curso de aperfeiçoamento em técnicas para diagnosticar a malária.

Dentro do curso, profissionais vão a campo para fazer coleta de material para análise. Eles orientam moradores sobre a importância da prevenção em saúde, principalmente os que residem em localidades de risco.

O curso tem como base dados e números fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS), que indicam a região amazônica como endêmica em relação à malária, apesar de Rondônia ter recebido certificação pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como referência internacional para o combate à malária.

Rondônia aparece ainda no cenário nacional com ótima avaliação após a queda de quase 90% da incidência de malária em Porto Velho. Hoje, apesar de todo o investimento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o município de Candeias do Jamari detém índices considerados altos de incidência da doença. Este crescimento está ligado ao impacto ambiental causado pela construção das usinas hidrelétricas do Madeira.

EXAME - Lâmina com sangue coletado para diagnóstico no Lacen

Lâmina com sangue coletado para diagnóstico no Lacen

Segundo o coordenador do controle de qualidade do diagnóstico de malária no Lacen, Acilon Almeida, o Laboratório Central continuará intensificando as ações e melhorando os serviços para manter o padrão de qualidade e confiabilidade.

De acordo com Acilon, a equipe técnica do Lacen trabalha para alcançar excelência nos diagnósticos e, ao mesmo, faz a multiplicação de conhecimentos para que todos os profissionais da área tenham o mesmo padrão de eficiência. A meta é a melhoria da saúde da população. Durante uma semana, a equipe do Lacen fez a certificação de microscopistas de Porto Velho e distritos.

Leia mais:
OMS premia Rondônia por reduzir malária, mas o controle de parasitoses desafia a atenção básica


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Italo Ricardo/Sesau
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cursos, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe