Governo de Rondônia
19/04/2024

MODERNIDADE

Lançamento da nova plataforma do Diário Oficial de Rondônia acontece nesta sexta-feira, em Porto Velho

08 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Do impresso para o digital, Diof agora vai ganhar automatização

A Imprensa Oficial de Rondônia ou mais conhecido com Diário Oficial do Estado foi criada no dia 31 de dezembro de 1981. Na época, o Diof era impresso em formato de jornal tabloide, com 96 páginas. Em 2017 passou a ser online e a partir de sexta-feira (9), após lançamento da Plataforma de Publicação Eletrônica, terá sua primeira automatização. Tudo será migrado, e pode ser feito com apenas um click.

Prefeituras, câmaras, entidade de utilidade pública, todas instituições municipais e pessoas físicas poderão fazer uso da nova plataforma. Com esse novo sistema, os interessados deixam levar as informações em papel, pen drive e encaminhar por e-mail. Todas essas informações encaminhadas ao Diof deveriam passar por análise de formatação, o que gerava tempo e recurso financeiro investido em pessoas.

Com uma plataforma dinâmica e objetiva, essa atividade passa a ser feita diretamente pelo público externo. “O sistema foi desenvolvido de forma que o usuário não tenha dificuldade, desde o cadastro até a publicação de matéria. Seja ele morador de Porto Velho, assim como de um município do interior”, fala coronel Delner Freire, titular da Superintendência do Estado para Resultados (EpR).

Desde que passou para a versão online, o Diof resultou em economia de R$ 1,5 milhão por ano, com a exclusão de papel, tintas e máquinas. Junto com a automatização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), os servidores públicos que precisam realizar publicação, ganham tempo e desburocratizam a administração pública com rapidez e eficiência.

Com a nova plataforma, todas as matérias inseridas no sistema vão ser diagramadas automaticamente. Uma inteligência usada no desenvolvimento do software também vai calcular o valor de cada matéria. Outra novidade para esse sistema é que será possível a publicação de imagens coloridas. Antes só era possível preto e branco.

Para Hudyson Barbosa, diretor executivo da Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), “com esse sistema será integrado o sistema da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) que, de forma concomitante, vai gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) para pagamento. O estado vai poder contabilizar o quanto arrecada com publicações”.

Para demostração da nova plataforma, o governador Marcos Rocha, o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, diretor do Diof, Gilson Barbosa, prefeitos, deputados e representantes de órgãos públicos estarão presentes no auditório Jerônimo Garcia de Santana (9º andar), às 9h, no Palácio Rio Madeira, para primeira publicação.

Leia mais:

Implantado desde 1981, Diário Oficial de Rondônia terá nova plataforma para gerenciar publicações

Um ano depois de implantada, edição eletrônica do Diário Oficial de Rondônia economiza R$ 6 milhões do Estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo