Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO

Alunos da rede pública rondoniense lançam foguetes em direção à Olimpíada Brasileira de Astronomia

15 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Matéria Lançamento Foguetes Alunos da Esc. Marcela Cândia - fotos Admilson Knightz (16)

Alunos do ensino fundamental lançam foguete

Depois de ministrar aulas com noções de reações químicas, substâncias de alta combustão e pressão, os professores de ciência, química, física, matemática e biologia da Escola Marcelo Cândia – Subsede I, localizada no bairro Marcos Freire, em Porto Velho, acompanham os alunos na fase final da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFob), organizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que é o lançamento de foguetes. O evento acontece nesta sexta-feira (15) para o ensino fundamental e sábado (16) para o ensino médio. Serão classificadas as equipes que conseguirem o maior alcance do foguete.

Durante os lançamentos dos foguetes os alunos deram um show. Como foi o caso das alunas da 7ª série C, da equipe “Cometa.2”. Elas fizeram o lançamento do foguete pela primeira vez e esperam ser classificadas. Foram três meses de treinamentos em casa e na escola, para serem campeãs na Mostra de Foguetes. “O mais difícil foi conseguir fazer uma boa base do foguete, o que ajudou no lançamento”, disse Jennifer Khylane.

Wendel Pereira Gomes e Vinicius de Oliveira da Costa, do 3º ano A, disseram que é grande a expectativa de classificação da sua sala nas atividades de sábado. Eles estão confiantes que irão realizar um bom lançamento de foguete. “Foram vários dias de treinamento aqui na escola”, explicaram os estudantes.

Equipe "Cometa.2"

Equipe “Cometa.2”

O professor de Física, Antônio de Moura Fé, destacou que desde 2009 que a escola Marcelo Cândia participa das Olimpíadas e classifica seus alunos. Ele explicou que este ano foi padronizado para todo Brasil que as equipes utilizem na confecção dos foguetes o bicarbonato de sódio e vinagre para fazer a reação química. Com a reação é liberado a saída do foguete da base com mais velocidade.

A equipe campeã do lançamento dos foguetes é convidada para um lançamento de foguetes no Rio de Janeiro, que acontece este ano.

Veja fotos do lançamento

Paralela a essa atividade do lançamento dos foguetes, os alunos já estão se preparando para uma segunda etapa das Olimpíadas de Astronomia, que acontece no dia 15 de maio, com uma prova teórica, com avaliação dos conhecimentos estudados. Os alunos com as maiores notas na prova da OBA (medalhas de prata e ouro) são classificados para participarem da Olimpíada Internacional e Latino Americana.

Os alunos com maiores notas em matemática são convidados para participarem de eventos em São José dos Campos (SP), no ITA (Instituto de Tecnologia de Aeronáutica), onde acontece a distribuição de bolsas de estudos nas melhores faculdades na área de tecnologia, no Brasil.

“O resultado desse trabalho pode garantir o futuro de muitos alunos”, destacou o professor Moura, acrescentando que em decorrência de todo esse trabalho os estudantes ganham bolsas do CNPQ na área de tecnologia.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Neste ano, estão participando da OBA, 83 instituições de ensino de Rondônia, das quais 46 são da rede estadual. A exemplo da Escola Marcelo Cândia, temos também o Colégio Tiradentes da Polícia Militar Unidade Jacy-Paraná (CTPM II), que quer repetir neste ano o sucesso de 2015, quando alunos do Ensino Médio foram classificados em 3º lugar, em nível nacional; as Escolas Major Guapindaia, Governador Petrônio Barcelos, 13 de Maio, Centro Educacional Dr. Gilberto Mendes de Azevedo, Anísio Teixeira, em Porto Velho; a Escola Estadual Aluízio Ferreira, em Ji-Paraná; entre outras.

Saiba mais:
Alunos do Colégio Tiradentes em Jacy-Paraná se destacam ao vencer limites em competições nacionais
Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná é vice-campeão da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo