MAIS QUATRO ANOS

Legislativo destaca ações do governo na posse de Confúcio

01 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

As ações do governo nos quatro anos do primeiro mandato do governador Confúcio Moura, que contribuíram com a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) e, consequentemente a melhoria da qualidade de vida da população rondoniense, foram destacadas pela Assembleia Legislativa (ALE) nesta quinta-feira (1º), por ocasião da posse do governador Confúcio Moura, o primeiro reeleito no PMDB.

“Rondônia vai bem”, disse o deputado Euclides Maciel (PSDB), avaliando a economia estadual e comparando-a com a nacional. Citou que o crescimento da receita própria (2,17% em 2012) passou para 5,58% em 2013 e para 13,46% em 2014. “Rondônia teve em 2013 o maior crescimento nacional, em torno de 6,9%”.

Ao falar em nome do Poder Legislativo, durante sessão da 8ª Legislatura da ALE – transferida para o Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho – Maciel disse que o governador “conduziu o primeiro mandato de maneira inteligente, simpática e com respeito”. Isso, segundo ele, levou os parlamentares a aprovar a maioria das matérias, justificando-se na rejeição de outras.

Aos 66 anos, Confúcio tomou posse para mais quatro anos de gestão. Reeleito em 26 de outubro do ano passado com 419.928 votos, correspondentes a 53,43% dos votos válidos, manifestou sua gratidão: “A Deus pela dupla oportunidade e aos meus familiares aqui presentes: esposa Alice, filhas Bárbara e Débora, genro Guilherme, netas Isadora, Beatriz e Rebeca, tia Mouranísia Moura, prima Cristina, irmã Claudia Moura, e aos compadres Benjamim e Wilnenir, de Goiânia”.

Ele assumiu o compromisso de “manter, defender e cumprir as Constituições Nacional e Estadual, e de promover o bem geral, observando as lei e desempenhar com lealdade a função”. Lembrou que em quatro anos do primeiro mandato adotou políticas públicas voltadas às necessidades do povo, fortaleceu parcerias e estreitou laços com todos os municípios. “Eu ouvi as vozes dos prefeitos, suas aflições e sua escassez de recursos. Multiplicamos os pães”, afirmou.

Para Confúcio, essa parceria foi reconhecida nas urnas pela população. Mencionou a maioria dos prefeitos dos 52 municípios e se disse surpreso com o resultado das eleições, especialmente em Porto Velho, Ji-Paraná e Rolim Moura. Neste último, dois candidatos concorreram ao governo. Agradeceu especialmente também ao povo de Ariquemes, sua base política, entre outras cidades que lhe garantiram a vitória.

Beron: R$ 15 milhões a menos

Destacou também  trabalho da Procuradoria Geral do Estado, que resultou na economia de R$ 334 milhões, e a suspensão do pagamento mensal de R$ 15 milhões da dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia (Beron). Apontou áreas que receberam maior investimento em seu primeiro mandato: habitação, para a qual contribuiu com a construção de 30 mil unidades, das quais 10 mil são rurais; agricultura, com a nova usina de calcário, que levou o Estado a produzir 380 mil toneladas a mais por ano; regularização fundiária; piscicultura, cuja meta é alcançar 250 mil toneladas/ano. Hoje são 80 mil, enquanto em 2011 eram apenas 12 mil; asfalto urbano, com mais de 700 quilômetros; educação e saúde, que continuam sendo áreas prioritárias.

Cerca de 90 mil jovens no retornarão às atividades escolares no estado. Confúcio enalteceu-os, reiterando que a educação será novamente prioritária nesse novo mandato. Disse que a saúde também está entre seus principais objetivos, e enfatizou a construção do Hospital Estadual de Urgência e Emergência de Rondônia (Heuro), bem como, a melhoria dos procedimentos cirúrgicos. Prometeu simplificar a gestão para melhorar os serviços aos cidadãos.

Na mesma sessão, conduzida pelo vice-presidente da ALE, deputado Maurão de Carvalho, também tomou posse o vice-governador eleito, Daniel Pereira. Após o encerramento do ato, no mesmo local ocorreu a cerimônia de posse aos secretários estaduais Emerson Castro (Casa Civil), Vitorino Cherque (subchefe da Casa Civil), Juraci Jorge (Procuradoria Geral do Estado), George Braga (Planejamento, Orçamento e Gestão e Assuntos Estratégicos), Wagner Garcia (Finanças), Antônio Carlos Reis (Segurança, Defesa e Cidadania), Marcos Rocha (Justiça), Williames Pimentel (Saúde), Fátima Gavioli (Educação), Vilson Salles (Desenvolvimento Ambiental) e Isis Queiroz (Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais)

Diversos convidados e autoridades representantes dos Poderes prestigiaram o evento, entre eles, o senador Valdir Raupp, vice-presidente nacional do PMDB; o presidente do Diretório Estadual do PMDB, Tomás Guilherme Correia; deputada federal Marinha Raupp; desembargador Daniel Lagos, representando o Tribunal de Justiça; desembargador Péricles Moreira Chagas, do Tribunal Regional Eleitoral; Francisco Cruz, do Tribunal Regional do Trabalho; conselheiro Benedito Alves, do Tribunal de Contas do Estado; promotor de Justiça Alexandre Santiago, do Ministério Público Estadual; deputados federais e estaduais eleitos, reeleitos e que terminarão o mandato em fevereiro próximo.

Por se tratar de um governador reeleito, coube à primeira dama do Estado, Maria Alice Moura, repassar a faixa a Confúcio. A  Orquestra Villa Lobos executou os Hinos Nacional e de Rondônia.

Texto: Veronilda Lima
Fotos: Daiane Mendonça e Ésio Mendes