Governo de Rondônia
25/04/2024

TRÂNSITO SEGURO

Lei Seca fiscaliza 1.249 veículos com objetivo de melhorar e humanizar o trânsito

04 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Operação  Lei Seca aconteceu simultânea nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-paraná, Vilhena e Rolim de Moura

Em operação que envolveu diariamente mais de 180 homens do setor de segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) realizou neste final de semana a Operação Lei Seca simultaneamente nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-paraná, Vilhena e Rolim de Moura, com um saldo de 106 veículos recolhidos e nada menos de 121 habilitações apreendidas.

A operação é uma das ações que integram o Planejamento Estratégico da autarquia para diminuição de acidentes e humanização do trânsito em todo Estado, conforme explica o diretor-geral do órgão, Neil Aldrin Faria Gonzaga, destacando que o controle e a contenção dessas ocorrências têm reflexos diretos em áreas sensíveis do governo como a saúde e a própria economia do Estado.

Segundo ele, o projeto da boa gestão no trânsito é uma orientação do governador coronel Marcos Rocha, que vê nas ações integradas da Polícia Militar, Polícia Civil e Detran, um modelo basilar não só para a melhoria e fluidez do trânsito, mas também, e principalmente, como alternativa para diminuição do número de acidentes, eis que o resultado da Operação Lei Seca, por exemplo, reflete diretamente na demanda por atendimento e leitos nos hospitais e nos demais serviços de saúde, que têm custos muito elevados. A queda no número de acidentes gera ao mesmo tempo diminuição nas despesas do Estado.

Não é demais afirmar que, em vista do grande número de acidentes de trânsito, geralmente decorrentes de atos que poderiam ser evitados, como a embriaguez ao volante, que abarrotam os hospitais, o Estado deixa de fazer importantes investimentos em outras áreas como educação e infraestrutura, visto que se obriga a destinar esses recursos para atender e socorrer as vítimas de acidentes.

Coordenada por diretorias de áreas específicas do Detran, como a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações do Trânsito (DTFAT), o balanço da Operação Lei Seca nos seis municípios resultou na fiscalização de 1.249 veículos, com o recolhimento de 106. Também foram recolhidas 121 habilitações, além da condução por embriaguez ao volante de 87 motoristas, e emissão de centenas de autos de infração e multas.

Leia mais:

 Detran entrega para a Polícia Militar 14 veículos que serão utilizados na fiscalização de trânsito

 Diretores do Detran recebem aplicativo desenvolvido por servidora para tirar dúvidas de usuários


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo