METROLOGIA

Liberação de recursos contingenciados discutida em reunião do ministro da Indústria com representantes dos Institutos de Pesos e Medidas

22 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Iem-RO), Edvaldo Soares, participou no dia 17 deste mês de uma reunião no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), ocasião em foram expostas para o ministro Marcos Pereira as necessidades dos 26 órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Na reunião, estavam presentes representantes dos Ipems de todos os Estados e Inmetro

A liberação de recursos contingenciados do Inmetro foi o tema da reunião em Brasília, onde o ministro demonstrou empenho em dar mais condições ao órgão federal representados em cada estado por 24 institutos e duas Superintendências do Inmetro localizadas no Rio Grande do Sul e Goiás.

Segundo o ministro Marcos Pereira, o contingenciamento atual prejudica a rede estadual de fiscalização e gera impacto negativo sobre as arrecadações fiscais. Ele adiantou que o assunto já foi levado ao Ministério do Planejamento e ao presidente da República interino, Michel Temer.

Edvaldo Soares afirmou a importância da ampliação de recursos para o órgão delegado para investimentos em diversos setores. “O Ipem é responsável pela prestação de serviços em vários segmentos, e precisamos de verba para investir em laboratórios, como o de massas e o de certificação da carne”, explicou.

O laboratório de certificação de carnes, por exemplo, facilitaria na fiscalização da venda de carnes congeladas, geralmente embaladas a vácuo. Quando a carne é vendida congelada é preciso certificar se o peso está com a porcentagem de água correta, para que a medida descrita na embalagem do produto não seja “completada” pelo gelo.

Soares lembrou que o Ipem-RO trabalha diariamente para alcançar metas que engrandeçam o serviço oferecido pelo órgão, como a instalação do laboratório de energia, que já foi finalizada na sede em Porto Velho, e que só aguarda a homologação do Inmetro para começar a operar.

“Daí a importância dos recursos contingenciados serem liberados. Com investimentos, nosso trabalho fará ainda mais diferença na vida da sociedade rondoniense através da Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade”, reforçou.

Texto: Vanessa Farias
Fotos: Assessoria de Comunicação Social MDIC