Governo de Rondônia
26/04/2024

Todos os pregões eletrônicos realizados no âmbito desta SUPEL são realizados pelo site www.comprasgovernamentais.gov.br. Para consultar as Atas dos Certames basta clicar: ComprasNet e preencher os campos cód. UASG: 925373 e Número Pregão no formato [número e ano], p.ex.: 1882019

Pregão Eletrônico – 143/2019

25 d junho d 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Objeto

OBJETO: Contratação de empresa para prestação do serviço de telecomunicações e meios de forma contínua de telefonia fixa comutada (STFC) com o serviço denominado PABX Virtual, nas faixas fixo-fixo e fixo-móvel, adequado para discagem de chamadas e para recebimento de chamada nas modalidades Local e Longa Distância Nacional (LDN) originadas a partir do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – IPERON no município de Porto Velho e as Regionais do IPERON nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, JiParaná, Rolim de Moura e Vilhena.

Detalhes da Licitação

Licitação Emergencial:
Participação
Nº Licitação 143
Ano 2019
Modalidade Pregão Eletrônico
Procedimento Auxiliar
Fase Processual
Critério de Julgamento
Unidade Administrativa IPERON
Nº Processo Adm 0016.054859/2019-88
Dotação Orçamentária
Valor Estimado (R$) R$ 42.766,48
Situação Fracassada
Data da Abertura 08 de julho de 2019.
Horário da Abertura 10:00
Fuso Horário Horário de Brasília
Endereço Eletrônico (url) : https://www.comprasgovernamentais.gov.br/
Local https://www.comprasgovernamentais.gov.br/
Mais Informações O Instrumento Convocatório e todos os elementos integrantes encontram-se disponíveis para consulta e retirada no endereço eletrônico acima mencionado, e, ainda, no site www.supel.ro.gov.br. Maiores informações e esclarecimentos sobre o certame serão prestados pelo(a) Pregoeiro(a) e Equipe de Apoio, na Superintendência Estadual Licitações, pelo telefone (69) 3212-9269, ou no endereço sito a Av. Farquar, S/N, Bairro: Pedrinhas, Complexo Rio Madeira, Ed. Pacaás Novos, 2º Andar, em Porto Velho/RO - CEP: 76.903-036
Pregoeiro IAN BARROS MOLLMANN

Arquivo: EDITAL.pdf Download

Andamento processual

Arquivo Data Detalhes Download
Avisos 27/08/2019 - 09:33:52

SEGUE EM ANEXO OS DOCUMENTOS : ATA DA REALIZAÇÃO DO PREGÃO, DECLARAÇÃO  PROPOSTAS, RESULTADO DE ADJUDICAÇÃO E DESPACHO FINAL.

Download
Documentos de habilitação e proposta 27/08/2019 - 09:21:36

PROPOSTA DA EMPRESA

Download
Avisos 08/08/2019 - 11:13:41

AVISO DE ABERTURA

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 143/2019/CEL/SUPEL/RO.

PROCESSO ELETRÔNICO N° 0016.04859/2019-88

OBJETO: Contratação de empresa para prestação do serviço de telecomunicações e meios de forma contínua de telefonia fixa comutada (STFC) com o serviço denominado PABX Virtual, nas faixas fixo-fixo e fixo-móvel, adequado para discagem de chamadas e para recebimento de chamada nas modalidades Local e Longa Distância Nacional (LDN) originadas a partir do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – IPERON no município de Porto Velho e as Regionais do IPERON nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. A Superintendência Estadual de Licitações – SUPEL, através do Pregoeiro nomeado na Portaria nº 90/2018/SUPEL-CI, publicada no DOE nº 91, de 06.08.2018, Torna público aos interessados e em especial às empresas que retiraram o instrumento convocatório, que o certame em epígrafe, fica AGENDADO para o dia 21/08/2019 às 10h00min (HORÁRIO DE BRASILIA). Endereço Eletrônico: www.comprasnet.gov.brDISPONIBILIDADE DO EDITAL: Consulta e retirada das 07h:30min. às 13h:30min. (horário de Rondônia), de segunda a sexta-feira, na Sede da SUPEL, ou, gratuitamente no endereço eletrônico www.rondonia.ro.gov.br/supel. Outras informações através do telefone: (0XX) 69.3212-9269. Publique-se.

Porto Velho (RO), 08 de agosto de 2019.

IAN BARROS MOLLMANN

Pregoeiro – CEL/SUPEL

-
Avisos 16/07/2019 - 09:28:12

Resposta Da Impugnação Edital:

ITEM 1. PAGAMENTO VIA NOTA FISCAL COM CÓDIGO DE BARRAS.

O item 10.1 do Termo de Referência e 9.1 da Minuta Contratual estabelecem que o pagamento será efetuado mensalmente, através de ordem bancária e depósito em conta corrente indicada pela CONTRATADA, à vista da fatura/nota fiscal por ele apresentada, devidamente certificada.

A questão em tela traz uma mera facilidade na identificação do pagamento por parte da empresa, a administração publica não pode de formar alguma criar embaraços nesse sentido, do qual se aduz, pois o fazendo poderia em tese configurar direcionamento da Licitação. Por outro lado a questão aduzida é uma mera formalidade na estrutura contábil da empresa, por tanto não merece aplausos, ficando assim prejudicado. A administração publica não busca a facilitação seja de qualquer empresa participante e sim o menor preço de mercado praticando assim o princípio da economicidade, um dos princípios basilares da administração.

Portanto não merecendo prosperar, ficando assim prejudicado.

ITEM 2. INDEVIDA APRESENTAÇÃO DE CERTIDÕES DE REGULARIDADE MENSALMENTE.

O item 10.3 do Termo de Referência e 9.3 da Minuta do Contrato estabelece que a CONTRATADA deverá apresentar, mensalmente, para fins de liquidação e pagamento, com antecedência mínima de 14 (quatorze) dias da data de vencimento, Fatura/Nota Fiscal dos serviços telefônicos prestados, acompanhada das comprovações de regularidade junto à Seguridade Social (CND), ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CRF) e às Fazendas Federal, Estadual e Municipal de seu domicílio ou sede. Inicialmente é importante observar que tal obrigação não encontra guarida na Lei n.º 8.666/93, portanto, sem lastro legal.

Sobre a questão de apresentação das certidões negativas por parte da empresa vencedora do certame licitatório, com clareza a Lei 8666/93 estabelece em ser artigo 29, se não vejamos:

Art. 29.  A documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso consistirá em:

I – prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC);

II – prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

III – prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

IV – prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.                      (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

V – prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943.                    (Incluído pela Lei nº 12.440, de 2011)       (Vigência)

Ocorre que nos termos da legislação vigente, a administração pública prima pela mais completa regularidade fiscal da empresa contratada. Todavia, de modo que em não sendo possível a emissão de certidão negativa de débitos, de certo ser legalmente possível à contratada apresenta certidão positiva de débitos com efeitos negativos, a fim de apresentar a regularidade fiscal junto a administração pública.

Em que pese as alegações acerca do prazo de validade das certidões, o que se busca é tão somente a comprovação de regularidade fiscal da empresa contratada, de modo que o prazo das certidões constituem mera formalidade dos órgãos emitentes certificadores.

Há de se mencionar ainda, que o Estado de Rondônia trabalha com o sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações), onde são gerados vários arquivos, em sequencia um abaixo do outro, tal exigência se resguarda no principio da eficiência, facilitando assim a analise do processo por parte da Auditoria Interna deste Instituto de Previdência.

Portanto não merecendo prosperar, ficando assim prejudicado.

 ITEM: 3. GARANTIAS À CONTRATADA EM CASO DE INADIMPLÊNCIA DA CONTRATANTE.

A Lei 8666/93 em ser artigo 29, I diz:

Art. 79.  A rescisão do contrato poderá ser:

I – determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior;

Portanto a Administração Publica é soberana, não podendo causar aos cofres públicos prejuízo financeiro, prezando assim novamente o principio da economicidade. Ademais, de  se consignar que o princípio do pacta sunt servanda foi acolhido pela nossa Carta Constitucional, asseverando que o contrato faz lei entre as partes. Para tanto, o art. 5º, XXXVI, da Constituição Federal acolheu expressamente o princípio do ato jurídico perfeito, enunciando que a lei não o prejudicará.

Portanto não merecendo prosperar, ficando assim prejudicado.

ITEM 4. DAS PENALIDADES EXCESSIVAS.

O artigo 86 da Lei 8666/93 não traz percentuais predeterminados se não vejamos:

Art. 87.  Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

I – advertência;

II – multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

Em seu II, não estipula percentual algum somente alude previamente que no instrumento convocatório ou no contrato deverão estar previstos tais percentuais.

Portando, considerando que não haverá prejuízo à Administração, pela possibilidade de acolhimento das alegações da licitante, para nos termos do Art. 9º.  do Decreto 22.626/33, para fazer constar no item 12.1, 3, “a” do Termo de Referência e 13.1, III, “a” da Minuta de Contrato a aplicação de multa de 10% (dez por cento) sobre o valor contratado.

Portanto, acolhida as alegações.

Item 6.2 LOCAIS DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS.

Consta do item  “6.2.1.1 A prestação do serviço deverá iniciar-se até 05 (cinco) dias após a assinatura do contrato, mediante comunicação oficial do IPERON.”

Portando, considerando que não haverá prejuízo à Administração, pela possibilidade de acolhimento parcial das alegações da licitante, para para fazer constar no item 6.2.1.1 do Termo de Referência o prazo de 15 (quinze) dias para início da prestação do serviço, podendo ser prorrogado por igual período, mediante solicitação por escrito da empresa vencedora e aceita pela administração do IPERON.

Portanto, acolhida parcialmente as alegações.

Item 6.4 PERFIL DE TRÁFEGO.

Neste item, mas uma vez a empresa participante deixa claro sua pretensão, mas não comprava em seus argumentos nenhuma economia para a administração publica na possível contratação, ficando exposta a mudança de regras já anteriormente definidas. Assim, para não configurar direcionamento da licitação, é que a Administração preza pelos princípios:

  1. Principio da Legalidade;

  2. Principio da Supremacia do Interesse Público;

  3. Principio da Razoabilidade;

  4. Impessoalidade.

O inciso do § 1º, do art. 3º, da Lei nº 8.666/93 ressalta ser vedado aos agentes públicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato. O inciso II do mesmo parágrafo possui resquício dessa vedação ante a proibição de se estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra entre empresas brasileiras e estrangeiras.

Ademais, em que pese a licitante apresente alegações acerca das peculiaridades para os tipos de serviços atualmente a disposição do IPERON, conforme próprias informações da licitante, temos o dever de informar que nas referidas faturas mensalmente apresentadas consta a informação de 150 minutos de franquia por linha telefônica, de Assinatura básica PABX virtual, fato que corroborou para a elaboração do referido Termo de Referência.

Todavia, acolhida parcialmente as alegações apresentadas, em especial a diferenciação das modalidades de linhas na modalidade PABX Virtual e linhas Não Residencial, diante das peculiaridades telefônicas instaladas nas regionais do interior, de modo a constar as seguintes especificações:

ITEM

DESCRIÇÃO

UNIDADE

QUANTIDADE

1

Assinatura básica PABX virtual

Assinatura mensal

   38

2

Assinatura básica não residencial

(com 150 minutos de franquia por linha telefônica

Assinatura mensal

   06

Portanto, acolhida parcialmente as alegações.

Por fim, apresentamos novo Termo de Referência e SAMS (6841102 e 6841114), com as alterações de acordo com acima mencionado.

Atenciosamente.

-
Avisos 04/07/2019 - 12:25:01

PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO

 

 RAZÕES DE IMPUGNAÇÃO

 

O INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS – IPERON instaurou

procedimento licitatório na modalidade Pregão, na forma eletrônico, do tipo menor preço Global, registrado sob o n.º 143/2019/CEL/SUPEL/RO, visando a Contratação de empresa para prestação do serviço de telecomunicações e meios de forma contínua de telefonia fixa comutada (STFC) com o serviço denominado PABX Virtual, nas faixas fixo-fixo e fixo-móvel, adequado para discagem de chamadas e para recebimento de chamada nas modalidades Local e Longa Distância Nacional (LDN) originadas a partir do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – IPERON no município de Porto Velho e as Regionais do IPERON nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. Contudo, a *** tem este seu intento frustrado perante as imperfeições do Edital, contra as quais se investe, justificando-se tal procedimento ante as dificuldades observadas para participar de forma competitiva do certame.

Saliente-se que o objetivo da Administração Pública ao iniciar um processo licitatório é exatamente obter proposta mais vantajosa para contratação de bem ou serviço que lhe seja necessário, observados os termos da legislação aplicável, inclusive quanto à promoção da máxima competitividade possível entre os interessados.

Entretanto, com a manutenção das referidas exigências, a competitividade pretendida e a melhor contratação almejada, poderão restar comprometidos o que não se espera, motivo pelo qual a **** impugna os termos do Edital e seus anexos, o que o faz por meio da presente manifestação.

 

ALTERAÇÕES A SEREM FEITAS NO EDITAL E NOS ANEXOS

 

PAGAMENTO VIA NOTA FISCAL COM CÓDIGO DE BARRAS

 

O item 10.1 do Termo de Referência e 9.1 da Minuta Contratual estabelecem que  o  pagamento será efetuado mensalmente, através de ordem bancária e depósito em conta corrente indicada pela CONTRATADA, à vista da fatura/nota fiscal por ele apresentada, devidamente certificada.

Nesta toada, cabe informar que o procedimento de pagamento adotado relativamente aos serviços de telecomunicações é pagamento mediante apresentação de fatura (nota fiscal com código de barras), ou mediante SIAFI nos casos de órgãos vinculados à Administração Pública Federal, como é o caso da ANATEL.

Como é cediço, o SIAFI é um sistema informatizado que controla a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos da Administração Pública direta federal, das autarquias, fundações e empresas públicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no orçamento fiscal e (ou) no orçamento da seguridade social da União.

Assim, as unidades gestoras registram seus documentos (empenho, ordem bancária etc.) e o SIAFI efetua automaticamente todos os lançamentos contábeis necessários para se ter conhecimento atualizado das receitas, despesas e disponibilidades financeiras do Tesouro Nacional.

Com efeito, esse sistema de faturamento e cobrança, o qual permite o reconhecimento rápido e eficiente do pagamento, é baseado em código de barras.

Qualquer outra forma de pagamento, como o depósito em conta corrente previsto no Edital, causará transtornos ao sistema de contas a receber da empresa de telecomunicações contratada.

Ademais, a ***** utiliza o sistema de faturamento, por meio de Nota Fiscal/Fatura, emitida com código de barras para pagamento, em apenas uma via, modelo 22, em razão das várias vantagens que essa forma de pagamento proporciona.

Tal sistema proporciona vantagens à empresa prestadora dos serviços, haja vista que reduz a inadimplência e garante a satisfação do cliente.

Ante o exposto, para a melhor adequação do instrumento convocatório à realidade do setor de telecomunicações, requer a inclusão dos itens em comento, a fim de permitir que o pagamento seja realizado mediante autenticação de código de barras, facilitando, assim, o reconhecimento eficiente do pagamento.

 

INDEVIDA      APRESENTAÇÃO    DE       CERTIDÕES  DE       REGULARIDADE MENSALMENTE

 

O item 10.3 do Termo de Referência e 9.3 da Minuta do Contrato estabelece que a CONTRATADA deverá apresentar, mensalmente, para fins de liquidação e pagamento, com antecedência mínima de 14 (quatorze) dias da data de vencimento, Fatura/Nota Fiscal dos serviços telefônicos prestados, acompanhada das comprovações de regularidade junto à Seguridade Social (CND), ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CRF) e às Fazendas Federal, Estadual e Municipal de seu domicílio ou sede.

Inicialmente é importante observar que tal obrigação não encontra guarida na Lei n.º 8.666/93, portanto, sem lastro legal.

Não obstante tal fato, é importante observar que a exigência de apresentação das certidões de regularidade juntamente com as notas fiscais não é razoável. Explica-se: as certidões de regularidade fiscal/social/trabalhista possuem um período de vigência que ultrapassa o período mensal (30 dias).

Assim, a apresentação mensal das referidas certidões foge dos padrões lógicos, visto que o prazo de validade das mesmas ultrapassa o período de trinta dias.

É de suma importância observar que não está se discutindo aqui a necessidade da manutenção dos requisitos de habilitação durante toda a execução do contrato. Tal fato é inquestionável! O que se discute nesta análise é a desproporcionalidade e ilegalidade em exigir a apresentação mensal desses requisitos, principalmente, pelos mesmos possuírem período de vigência superior à 30 (trinta) dias

Vale corroborar, que a Administração Pública possui fé pública para certificar as informações apresentadas nas certidões. Se a certidão informa que seu prazo de validade é de 120 dias, porque a contratada deverá apresentar a certidão mensalmente?

Verifica-se a incongruência na aplicação da exegese do item 18.2 do Edital e do item 3.3 da Minuta do Contrato. Como se sabe, a atividade administrativa exige prestígio aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

Carlos Ari Sundfeld, na obra “Fundamentos de Direito Público” afirma o seguinte acerca da proporcionalidade (fls. 165):

“A proporcionalidade é expressão quantitativa da razoabilidade. É inválido o ato desproporcional em relação à situação que o gerou ou à finalidade que pretende atingir.”

Ora, o administrador está jungido ao Princípio da Legalidade, portanto, ao determinar obrigações que não possuem previsão legal, atua de forma desproporcional e irrazoável.

Para José dos Santos Carvalho Filho, “razoabilidade é a qualidade do que é razoável, ou seja, aquilo que se situa dentro dos limites aceitáveis, ainda que os juízos de valor que provocaram a conduta possam dispor-se de forma um pouco diversa” .

O princípio da regra da razão expressa-se em procurar a solução que está mais em harmonia com as regras de direito existentes e que, por isso, parece a mais satisfatória, em atenção à preocupação primária da segurança, temperada pela justiça, que é a base do Direito.

A Administração Pública está obrigada a adotar a alternativa que melhor prestigie a racionalidade do procedimento e de seus fins.

Nesse sentido, Marçal Justen Filho ensina que:

“O princípio da proporcionalidade restringe o exercício das competências públicas, proibindo o excesso. A medida limite é a salvaguarda dos interesses públicos e privados em jogo. Incumbe ao Estado adotar a medida menos danosa possível, através da compatibilização entre os interesses sacrificados e aqueles que se pretende proteger.”

Diante disso, requer a alteração da Subcláusula Primeira da 3ª Clausula da Minuta do Contrato para que não exija a apresentação mensal das certidões de regularidade fiscal/trabalhista/sociais, sob pena de ferir os Princípios da Razoabilidade, da Proporcionalidade, da Legalidade e ainda, o da fé pública inerente aos documentos públicos (certidões).

 

GARANTIAS À CONTRATADA EM CASO DE INADIMPLÊNCIA DA CONTRATANTE

O item 10.15 do Termo de Referência e 9.15 da Minuta de Contrato determinam que:

 

10.15 Nos casos de eventuais atrasos de pagamento, desde que a CONTRATADA não tenha concorrido de alguma forma para tanto, fica convencionado que os encargos moratórios devidos pela CONTRATANTE, entre a data de vencimento e a do dia do efetivo pagamento da Fatura/Nota Fiscal, a serem incluídos na fatura do mês seguinte ao da ocorrência, são calculados por meio da aplicação da seguinte fórmula: EM = I x N x VP, onde:

 

EM = Encargos moratórios;

 

N = Número de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento;

 

VP = Valor da parcela em atraso.

 

I = Índice de compensação financeira = 0,00016438, assim apurado: i 6/100

I = 365 I = 365 I = 0,00016438

 

Onde i = taxa percentual anual no valor de 6%.

Não obstante, cumpre trazer à baila o art. 54 da Lei n.º 8.666/1993, que estabelece a aplicação supletiva dos princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado no âmbito dos contratos administrativos. Adiante, verifica-se que o art. 66 da Lei de Licitações determina que “o contrato deverá ser executado fielmente pelas partes, de acordo com as cláusulas avençadas e as normas desta Lei, respondendo cada uma pelas consequências de sua inexecução total ou parcial”.

Nesse sentido, verifica-se que o eventual descumprimento da obrigação de pagamento da Contratante deverá gerar as devidas consequências. No caso em quadra, caracteriza-se a mora por parte da Contratante. Em assim sendo, deverá ressarcir a Contratada no que tange aos ônus de mora, a saber: juros moratórios, multa moratória e correção monetária.

Verifica-se que a necessidade premente de ressarcimento baseia-se no fato de que não pode a Contratada suportar o atraso do pagamento das parcelas sob pena de desequilíbrio da relação contratual. Ademais, a mora da Administração culminada com a não incidência dos encargos devidos gera incondicionalmente o locupletamento sem causa desta.

Por fim, verifica-se que os percentuais referentes à multa e juros moratórios devem se dar, respectivamente, à razão de 2% (dois por cento) sobre o valor da fatura e 1% (um por cento) ao mês. A correção monetária deve se operar com base no IGP-DI, índice definido pela FGV. A razão pela fixação de tais parâmetros se dá na prática usual do mercado em geral, incluindo o de telecomunicações. Verifica-se que, impostos valores aquém do exposto, pode-se gerar para a Administração situação de flagrante desequilíbrio, influenciando, em última análise, no equilíbrio econômico-financeiro da Contratada.

Por todo o exposto, faz-se necessária a adequação do item em comento, referente ao atraso no pagamento da parcela contratada por parte do Contratante, de modo a incidir multa de 2% sobre o valor da fatura no mês de atraso, juros de mora na ordem de 1% ao mês e a correção monetária pelo IGP-DI.

 

   DAS PENALIDADES EXCESSIVAS

 

O item 12.7 do Termo de Referência e 13.1, III, “a” da Minuta de Contrato determinam a aplicação de multa até 15% (quinze por cento) sobre o valor total do contrato, o que extrapola o limite de 20% (vinte por cento) sobre o valor do contrato estabelecido pelo Decreto n.º 22.626/33, em vigor conforme Decreto de 29 de novembro de 1991.

A fixação de multa nesse patamar também ofende a Medida Provisória n.º 2.172/01 (e suas reedições), aplicável a todas as modalidades de contratação, inclusive aquelas firmadas entre particulares e Administração Pública.

O art. 87, inciso III, da Lei de Licitações determina que na hipótese de inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá aplicar a sanção de “multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato”. Ocorre que não há no dispositivo em questão qualquer limite à aplicação da multa, o que gera, automaticamente, sua interpretação indissociável com o princípio da proporcionalidade, conforme se observa do entendimento de Marçal Justen Filho sobre o tema:

“Então, o instrumento jurídico fundamental para elaboração de uma teoria quanto às sanções atinentes à contratação administrativa reside na proporcionalidade. Isso significa que, tendo a Lei previsto um elenco de quatro sanções, dotadas de diverso grau de severidade, impõe-se adequar as sanções mais graves às condutas mais reprováveis. A reprovabilidade da conduta traduzir-se-á na aplicação de sanção proporcionada correspondente” (grifo nosso)

Nesse sentido, deve-se guardar a proporcionalidade entre o fato gerador da sanção e o quantum a ser exigido, como bem alinhava o art. 2º, parágrafo único, inciso VI, da Lei n.º

9.784/1999, por exigir “adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias para o atendimento do interesse público”.

Não é o que se observa no caso em questão. A multa definida no percentual acima exposto gera para a Contratada gravame completamente desproporcional, ferindo os princípios da proporcionalidade e da própria legalidade.

A doutrina alemã do princípio da proporcionalidade, amplamente aceita e praticada no sistema jurídico brasileiro, traz como método de sua aplicação a análise de seus três sub-princípios: adequação (Geeignetheit), necessidade (Notwendigkeit) e proporcionalidade em sentido estrito (Verhältnismäßig im engeren Sinn). O pressuposto da adequação determina que a medida aplicada deve guardar relação entre meio e fim, de modo que seja a mais adequada para a resolução da questão. A necessidade diz respeito à escolha da medida menos gravosa para atingir sua efetividade. E, por fim, a proporcionalidade em sentido estrito é a ponderação entre o meio-termo e a justa-medida da ação que se deseja perpetrar, verificando-se se a medida alcançará mais vantagens que desvantagens.

Tal princípio é reconhecido e definido por José dos Santos Carvalho Filho da seguinte forma:

“Segundo a doutrina alemã, para que a conduta estatal observe o princípio da proporcionalidade, há de revestir-se de tríplice fundamento: 1) adequação, significando que o meio empregado na atuação deve ser compatível com o fim colimado; 2) exigibilidade, porque a conduta deve ser necessária, não havendo outro meio menos gravoso ou oneroso para alcançar o fim público, ou seja, o meio escolhido é o que causa o menor prejuízo possível para os indivíduos; 3) proporcionalidade em sentido estrito, quando as vantagens a serem conquistadas superarem as desvantagens.” (grifo nosso)

No presente caso, verifica-se que a sanção de multa fixada no referido percentual até se encaixam no primeiro pressuposto, sendo adequadas ao cumprimento de seu fim. No entanto, o mesmo não se pode dizer quanto à necessidade. A quantidade fixada à título de multa é medida completamente desnecessária para punir o descumprimento da regra do Edital, uma vez que poderia causar menor prejuízo para o particular e mesmo assim atingir o fim desejado. Entende-se que a aplicação de multa com fito pedagógico pode ser entendida como razoável, mas a sua definição em patamares elevados torna a sanção desnecessária. Isso porque existem meios menos gravosos, mas mesmo assim a Administração optou pela escolha do pior método.

Por fim, verifica-se que a sanção aplicada à Contratada não preenche também o pré-requisito da proporcionalidade em sentido estrito. É flagrante que o presente percentual de multa pune a Contratada sobremaneira, excedendo-se desarrazoadamente quando se observa o fato que a ensejou. É perfeita a aplicação da metáfora de Jellinek que “não se abatem pardais disparando canhões”.

Observa-se, portanto, que a Administração, ao fixar a penalidade em comento, descumpriu completamente o princípio da proporcionalidade, sendo necessária a revisão de tal medida. Cumpre ainda ressaltar que não quer a Contratada se eximir do cumprimento das sanções estabelecidas se de fato viesse a descumprir o contrato e dar ensejo a rescisão deste. Pede-se apenas que estas sejam aplicadas de forma proporcional ao fato que as ensejou.

Noutro giro, verifica-se que o próprio STJ reconheceu que diante do caráter vago do art. 87 da Lei de Licitações, a Administração deve-se balizar pelo princípio da proporcionalidade:

“Mandado de Segurança. Declaração de Inidoneidade. Descumprimento do Contrato Administrativo. Culpa da Empresa Contratada. Impossibilidade de Aplicação de Penalidade mais Grave a Comportamento que não é o mais Grave. Ressalvada a aplicação de Outra Sanção pelo Poder Público.

Não é lícito ao Poder Público, diante da imprecisão da lei, aplicar os incisos do artigo 87 sem qualquer critério. Como se pode observar pela leitura do dispositivo, há uma gradação entre as sanções. Embora não esteja o administrador submetido ao princípio da pena específica, vigora no Direito Administrativo o princípio da proporcionalidade.

Não se questiona, pois, a responsabilidade civil da empresa pelos danos, mas apenas a necessidade de imposição da mais grave sanção a conduta que, embora tenha causado grande prejuízo, não é o mais grave comportamento.” (MS n.º 7.311/DF)

Vê-se que tal entendimento corrobora o que fora acima alinhavado, demonstrando que a fixação da sanção, bem como o quantum referente à multa deve ocorrer tendo como base o princípio da proporcionalidade.

Por todo o exposto, requer a adequação do item 13.2.3.3 do Termo de Referência, para que as multas aplicadas observem o limite de 10% (dez por cento) sobre o valor do contrato.

ANEXO I DO EDITAL – TERMO DE REFERÊNCIA

 

Da análise das especificações técnicas, sobrevieram imperfeições que incidirão diretamente na execução do contrato. Há também a necessidade de flexibilização de algumas exigências para que se possa atingir o melhor preço da proposta, beneficiando a Administração Pública com a prestação de serviços de qualidade com preços mais módicos.

Item 6.2 LOCAIS DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

6.2.1.1 A prestação do serviço deverá iniciar-se até 05 (cinco) dias após a assinatura do contrato, mediante comunicação oficial do IPERON.

Este item trata do prazo máximo para instalação, ocorre que para nova instalação podemos der locais onde necessitaram de projeto exclusivo para implantação das linhas, projetos para lançar cabo por exemplo. Outro fator importante é a tratativa da demanda internamente em cada empresa, após a solicitação de uma nova instalação é gerado uma Ordem de serviço para cada ativação, existe um processo interno que demandam um prazo para analisar o pedido do cliente, como oficio, e-mail e comparativo de tarifas com o contrato para que não ocorra erros no faturamento.

Diante do exposto estre prazo de 5 dias torna-se praticamente inexequível.

Pedido: isto posto solicitamos que seja alterado o prazo de instalação para 30 dias após a solicitação mediante e-mail ou oficio.

Item 6.4 PERFIL DE TRÁFEGO

6.4.3 No quadro abaixo, por modalidade do STFC, está consignada, em minutos tarifados, a estimativa média de consumo ANUAL da CONTRATANTE, calculada a partir da média do consumo conforme faturas dos meses de novembro/2018 a fevereiro/2019.

ITEM DESCRIÇÃO UNIDADE QUANTIDADE
 

 

1

Assinatura básica PABX virtual

(com 150  minutos de franquia por linha telefônica)

 

Assinatura mensal

 

 

44

 

Obs: a) Assinatura básica PABX virtual com 150 minutos de franquia por linha telefônica, conforme faturas mensais.

Este Item trata do tipo de linha objeto da contratação, vale frisar que o IPERON tem atualmente duas modalidades linhas analógicas em seu contrato, linhas na modalidade PABX Virtual e linhas Não Residencial.

Estas linhas possuem características diferentes tanto técnicas como comerciais todas as linhas do interior são linhas Não Residencial e as linhas da Capital Porto Velho, são na modalidade PABX Virtual.

Ocorre que as linhas no modo PABX Virtual não tem franquia de consumo de 150 minutos como exigido acima, esta facilidade, opção de franquia é padrão das linhas do interior na modalidade Não Residencial.

O PABX Virtual conta com uma grande variedade de recursos e funcionalidades que as linhas não Residencial não tem.

Outro fator importante é o sistema de precificação que é diferente, mantendo somente uma linha de preço na tabela pode prejudicar a escolha de uma melhor proposta por parte da administração publica.

Pedido: Isto posto solicitamos que seja incluído mais uma linha de precificação na tabela de preços para que as prestadoras de serviço ofertem o melhor preço de acordo com o serviço.

Solicitamos também que seja retirada a exigência de franquia de 150 minutos do PABX Virtual uma vez que esta franquia só é compatível com as Linhas Não residencial.

 

PEDIDO

Para garantir o atendimento aos princípios norteadores dos procedimentos licitatórios, a *** requer que V. Sª julgue motivadamente a presente Impugnação, no prazo de 24 horas, acolhendo-a e promovendo as alterações necessárias nos termos do Edital e seus anexos, sua consequente republicação e suspensão da data de realização do certame.

 

Porto Velho – RO, 03 de Julho de 2019.

 

-
Avisos 25/06/2019 - 09:43:41

AVISO DE ABERTURA

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 143/2019/CEL/SUPEL/RO​

PROCESSO ELETRÔNICO N°0016.054859/2019-88

OBJETO: : Contratação de empresa para prestação do serviço de telecomunicações e meios de forma contínua de telefonia fixa comutada (STFC) com o serviço denominado PABX Virtual, nas faixas fixo-fixo e fixo-móvel, adequado para discagem de chamadas e para recebimento de chamada nas modalidades Local e Longa Distância Nacional (LDN) originadas a partir do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – IPERON no município de Porto Velho e as Regionais do IPERON nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, JiParaná, Rolim de Moura e Vilhena. IPERON. A Superintendência Estadual de Licitações – SUPEL, através do Pregoeiro nomeado na Portaria nº 68/2019/SUPEL-CI  de 18.03.2019, Torna público aos interessados e em especial às empresas que retiraram o instrumento convocatório, que o certame em epígrafe, fica AGENDADO para o dia 08/07/2019 às 10h00min (HORÁRIO DE BRASILIA). Endereço Eletrônico: www.comprasnet.gov.brDISPONIBILIDADE DO EDITAL: Consulta e retirada das 07h:30min. às 13h:30min. (horário de Rondônia), de segunda a sexta-feira, na Sede da SUPEL, ou, gratuitamente no endereço eletrônico www.rondonia.ro.gov.br/supel. Outras informações através do telefone:69.3212-9269. Publique-se.

Porto Velho (RO), 25 de Junho de 2019.

 

 

  IAN BARROS MOLLMANN

Pregoeiro da CEL/SUPEL/RO

-

Contratos e Documentos equivalentes

Para mais detalhes sobre os contratos e documentos equivalentes, acesse o Portal da Transparência clicando aqui, podendo ser consultado através do número do processo administrativo. Informamos que a responsabilidade de mantê-los disponíveis ao público é da Unidade Administrativa.

Compartilhe

A Publicação dos editais e avisos de licitação neste portal eletrônico não tem objetivo de atender as exigências do art. 21 (Lei 8.666/93), art. 4° (Lei 10.520/02). A divulgação eletrônica serve para dar mais ampla publicidade dos atos administrativos. Para efeito de contagem dos prazos a que se refere a legislação supracitada, deve ser observada a publicação do aviso no Diário Oficial Eletrônico do Estado ou da União, Jornais impressos, site eletrônico onde se realiza a sessão do pregão eletrônico.

Pular para o conteúdo