Governo de Rondônia
23/04/2024

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Limpeza de rios, revitalização de nascentes e reflorestamento de mata ciliar incentivados pelo grupo Garsa

29 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Pelo menos 60 espécies de árvores foram plantadas no espaço da feira

Pelo menos 60 espécies de árvores foram plantadas no espaço da feira

Em 2003, em Presidente Médici, nasceu o Grupo de Ambientalista do Rio Machado e seus Afluentes (Garsa) com o objetivo de disseminar a conscientização da preservação dos recursos hídricos na região Central de Rondônia. Pela primeira vez na Rondônia Rural Show, a equipe de ambientalista colocou a mão na massa e iniciou o reflorestamento de uma área no Parque Tecnológico do Agronegócio, em Ji-Paraná.

“Tudo começou com um passeio de caiaque pelo rio Machado, a partir de Presidente Médici. No trecho percorrido até Ji-Paraná observamos que havia muito lixo agredindo a natureza. Assim, criamos o Garsa”, explicou ítalo dos Santos Laskoski, vice-presidente da entidade.

Para atingir os objetivos, os ambientalistas se unem a voluntários formando uma corrente em favor do meio ambiente e recolhendo regularmente quatro vezes ao ano todo o lixo que encontram nas margens do rio Machado e seus respectivos afluentes. Além disso, palestras são realizadas na sede da instituição e na rede escolar reforçando a importância da preservação dos recursos hídricos.

Na sede do Garsa, uma área de preservação ambiental em Presidente Médici, os visitantes são orientados a plantar uma semente de árvore nativa. “Essa ação é uma forma de conscientização e serve como motivação ao visitante a continuar plantando árvore”, disse o vice-presidente, que transfere a muda para as matas ciliares dos afluentes do rio Machado.

No estande montado na Rondônia Rural Show, o grupo Garsa plantou 60 espécies nativas com a proposta de formar uma floresta ao longo dos anos. “Queremos mostrar na prática que plantar árvore é uma atitude humanitária. Aqui teremos uma vitrine permanente”, disse Laskoski.

Leia mais sobre a RRS


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Ecologia, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo