Governo de Rondônia
29/03/2024

Lista de aprovados do curso de certificação fitossanitária é divulgada

06 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Os nomes dos engenheiros agrônomos que foram aprovados no VII Curso de Certificação Fitossanitária de Origem/Consolidado (CFO/CFOC) foi divulgada na página inicial do site da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron): www.idaron.ro.gov.br. Dos 52 profissionais que fizeram a prova final, 33 foram aprovados.

A Idaron irá emitir a carteira e o termo de habilitação e enviar para as unidades de atendimento da Agência do município do inscrito, onde os aprovados podem retirar os documentos. A habilitação é válida por cinco anos, podendo ser renovada por mais cinco, mediante solicitação do profissional.

Com os novos habilitados, existem, atualmente, 86 engenheiros agrônomos que podem emitir a CFO. A lista com nomes dos profissionais, municípios de atuação e contatos pode ser acessada no site da Idaron.

A CFO é documento obrigatório para a emissão de Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV). O coordenador Estadual de Trânsito Vegetal, Rodrigo Guedes, explica que com a CFO existe a garantia de que a muda de café não está contaminada com nematoide. “Para a emissão da CFO é necessário um laudo atestando a ausência de nematoide”, fala.

A gerente de Defesa Vegetal, Rachel Barbosa, conta que a certificação de mudas contribui para a comercialização do produto. “Rondônia já envia mudas de café para Mato Grosso, Acre, Amazonas e Rio de Janeiro”.

O curso, que foi gratuito, ocorreu em Rolim de Moura entre os dias 14 e 18 de agosto. Para a aprovação, os participantes tiveram, no mínimo, 75% de presença e nota na prova.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo