Governo de Rondônia
23/04/2024

DIREITOS

Live da Seas “Mais Mulheres na Política: Eleições 2020” incentiva participação feminina

02 de outubro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Na quinta-feira (1), a primeira-dama e secretária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social (Seas), Luana Rocha participou ao vivo da live “Mais Mulheres na política: Eleições 2020” que contou com a presença de Cristiane Britto, Secretária Nacional de Políticas para Mulheres, do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O encontro teve como objetivo mobilizar a sociedade para um trabalho conjunto de projeção do público feminino nos espaços em que há predominância masculina, elevar o número de mulheres eleitas no pleito de 2020, combater a violência política contra mulheres e disseminar informações sobre esse tipo de violência.

De acordo com dados do Cadastro Eleitoral, o Brasil possui mais de 77 milhões de eleitoras, e embora pareça um número alto, o dado representa apenas 52,5% de um total de 147,5 milhões de eleitores. Nesse sentido, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM) lançou a campanha “Mais Mulheres na Política” com o objetivo de levar informações para as candidatas sobre todo o funcionamento do processo eleitoral. Os conteúdos práticos e explicativos estão disponibilizados gratuitamente neste link. Eles abordam temas voltado ao planejamento da campanha, financiamento, propaganda eleitoral e a importância do combate à violência política.

A live contou com a participação especial da secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto

Durante a fala, Luana Rocha abordou a importância da organização diante de uma eleição. Segundo ela, é essencial que as mulheres que estão dando os primeiros passos na política pesquisem e busquem o máximo de informações sobre o tema.

“É preciso ter consciência e organização para entrar na política. Itens fundamentais para que a campanha tenha êxito do começo ao fim”, destacou.

O encontro on-line trouxe palestras e conteúdos voltados à temática da representatividade feminina nas eleições. A participação da população e principalmente mulheres com perguntas e dúvidas sobre o tema contribuiu para o enriquecimento do conteúdo.

Cristiane Britto agradeceu pelo convite e incentivou as mulheres a denunciarem atos que configuram violência política. “A campanha ‘Mais Mulheres na Política’, além de incentivar a participação feminina, busca ainda alertar sobre a importância de denunciar ações que buscam desestimular mulheres a participem da política”, ressaltou a secretária Nacional de Políticas para Mulheres.

A violência política, segundo a secretária nacional, configura ações que vão desde agressões físicas, psicológicas, sexuais e verbais contra candidatas, eleitas ou nomeadas no exercício da função pública. O “Mais Mulheres na Política” faz parte do projeto “Mais Mulheres no Poder”, que visa conscientizar a sociedade sobre a participação política das mulheres e a representatividade nas eleições.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Arquivo Seas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Inclusão Social, Legislação, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo