Governo de Rondônia
18/03/2024

PERSONALIDADE

Livro conta a história de Jorge Teixeira de Oliveira, o primeiro governador de Rondônia

14 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Livro foi impresso com o apoio do governo

 

“Meu objetivo foi sempre o de criar um Estado, onde todos trabalhassem irmanados no esforço comum de bem servir à causa pública, em busca de uma nova ordem social, mais humana e mais justa para o povo”. O trecho faz parte do último discurso do ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira, exibido na página 208 do livro ‘Teixeirão: um estadista a serviço de Rondônia’, lançado na noite de quinta-feira, 13, durante solenidade realizada no auditório da OAB/RO. Trata-se de uma obra de 213 páginas de autoria do escritor William Harverly Martins com relatos de história oral contados por pessoas que conviveram e participaram da trajetória do ex-governador.

A solenidade contou com a presença do governador Daniel Pereira, do comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada José Eduardo Leal, do presidente eleito da OAB/RO, advogado Elton Assis, membros da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia e outros convidados que prestigiaram depoimentos sobre o Teixeirão, o último governador do extinto Território e o primeiro governador do Estado de Rondônia. Antes do lançamento do livro, o governador Daniel Pereira foi homenageado pela Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia com a Comenda Jorge Teixeira, maior honraria da Ordem que leva o nome do governador Teixeirão, que também era maçom.

Como diz o ditado popular de que “nada acontece por acaso”, a obra estava completa e guardada e foi a partir de uma visita do governador Daniel Pereira ao amigo e proprietário da Indústria Gráfica e Editora Imediata, o maçom Mikhael Ramez Esber, foi apresentado o trabalho do escritor. “Tive a oportunidade de conhecer um o livro que ainda não havia sido publicado e que retrata a história do Teixeirão, imortalizado pelo conjunto de sua obra”.

O autor de Teixeirão, William Harverly Martins

Foi com apoio da Santo Antônio Energia que a obra saiu da gaveta e ganhou versão impressa, sendo apontada pelo próprio governador e pelo escritor como um trabalho de vital importância para as atuais gerações de rondoniense que terão o livro para conhecerem a história desse que se tornou um dos maiores vultos da história amazônica ocidental.

Ao falar sobre sua obra, o escritor William Harverly Martins diz que é uma espécie de um resgate da história que objetiva mostrar ao povo quem foi Jorge Teixeira. “Foi a pessoa que deu os alicerces de todo o progresso do Estado de Rondônia. Sinto-me muito feliz e honrado em apresentar essa obra que tomou forma a partir de relatos como o do fotógrafo imediato e amigo do Teixeirão, Rosinaldo Machado que contribuiu com 90% das fotos do livro. É importante que a juventude possa fazer uma leitura da história do Estado de Rondônia”, disse.

Amigo particular do ex-governador, o fotografo Rosinaldo Machado compareceu à cerimônia de lançamento do livro “Teixeirão” e lembrou com detalhes dos momentos profissionais que registrou e que hoje retratam a história. “Rondônia teve 2 ícones: Marechal Rondon e o coronel Jorge Teixeira. Marechal Rondon não convivi com ele, mas o coronel Teixeira eu pude participar das ações desde que ele chegou aqui, aliás, até antes porque eu era fotógrafo dele em Manaus e vim com ele para Rondônia. Era uma pessoa extremamente honesta, competente que se dedicou na missão que lhe foi confiada pelo então presidente Figueiredo. Acredito que esse livro do Teixeirão pode trazer um resgate histórico e mostrar tudo que ele representou e ainda representa para o nosso Estado”, disse empolgado Machado.

Governador Daniel Pereira foi o incentivador para que o livro fosse impresso

O proprietário da Gráfica Imediata, Mikhael Ramez Esber, fez uma breve explanação da motivação para a impressão da obra que fala do principal personagem da história de Rondônia, ou seja, o que conseguiu estruturar o então Território Federal de Rondônia e a sua passagem para Estado. “Vivo neste Estado há mais de 43 anos e tive o prazer de ter conhecido o coronel Jorge Teixeira. Este livro estava pronto há 3 anos e guardado na gaveta. Na verdade, graças ao governador Daniel Pereira podemos viver essa emoção de ver todo esse trabalho concluído e que será levado para os nossos alunos das escolas e para o povo”, destaca.

Em relatos apresentados no livro, Teixeira disse que chegou ao então Território para trabalhar e prometeu não perder um minuto sequer enquanto não tornasse o Estado de Rondônia uma realidade. O governador afirmou que exemplares do livro serão entregues nas escolas do Estado para que os alunos acompanhem a trajetória do ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira que um dia empolgou a população ao afirmar, para todo o Brasil, que aqui haveria lugar para todos que quisessem trabalhar. Teixeirão escreveu o seu nome na história por promover transformações sociais que refletem até hoje na política e economia rondoniense, sendo marcado pelos trabalhos e luta em busca do desenvolvimento do Estado.

Leia também:

Memorial em homenagem ao primeiro governador de Rondônia é reinaugurado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo