Governo de Rondônia
28/03/2024

CAMPANHA

Livros descartados após três anos de uso são doados a entidades filantrópicas em Rondônia

10 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

 

Livros de ciências, biologia, geografia, física, história, português, química e sociologia que restam na reserva dos expirados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) não se perderão após três anos de uso por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Eles servirão para pesquisa e reforço escolar, inclusive para doações a entidades beneficentes.

Solicitações de livros podem ser feitas à Gerência de Livro Didático da Seduc

Solicitações de livros podem ser feitas à Gerência de Livro Didático da Seduc

“Iniciamos nova campanha de doação”, afirma a gerente do setor de livro didático na Seduc, Gerdalva Vasconcelos. Segundo ela, estão disponíveis exemplares usados em escolas rondonienses no período de 2007 a 2012.

Esses livros são cedidos a cada ano para associações e entidades que os reivindicam. “Podem ser cedidos, reaproveitados e uma parte, a mais antiga, vai para a reciclagem”, disse Gerdalva.

Até o fim de semana, a Gerência já havia recebido solicitações do sistema prisional do estado, da Associação de Pais e Amigos de Toxicômanos (Apatox), da Associação de Mães, Idosos e Crianças Carentes (Amic) do bairro Cidade Nova, entre outras.

“O livro didático desempenha o seu papel no máximo um triênio”, explicou a gerente de Controle, Avaliação e Estatística na Seduc, Aparecida Meireles.

De acordo com Aparecida, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem armazenados materiais procedentes da reserva técnica que precisam ser descartados, e no que diz respeito ao princípio da sustentabilidade que rege as ações dos programas do livro, esse material será oferecido a doações às redes de ensino.

Neste contexto, entidades com programas de alfabetização devem se dirigir à Seduc e solicitar o que lhes interessam.

Nada se perde, nem deve se perder – assim trabalham essas gerências na Seduc.

Ainda segundo Aparecida Meireles, há livros que nunca foram utilizados, porém, estão fora do triênio de validade. Assim, podem ser aproveitados por instituições, atendendo a outras camadas de usuários não contemplados pelo Programa Nacional do Livro Didático.

Pedidos podem ser feitos por este e-maillivrodidatico@seduc.ro.gov.br


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo