Governo de Rondônia
28/03/2024

Centenário

Locomotiva 18 voltou a apitar na EFMM

14 de julho de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

m fumaça apitaNa manhã desta sexta-feira 13, a população que passava no entorno do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, foi surpreendida com o apito da Maria Fumaça.

A Locomotiva 18, que estava parada há anos, recebeu atenção especial na última semana. A Comissão do Centenário formada por órgãos e entidades públicas e privadas está cuidando de cada detalhe para a “Virada Cultural”, uma grande comemoração que será realizada no dia 01 de agosto, com 24h de programação em grande estilo.

Os integrantes da Cooperativa dos Ferroviários estão trabalhando na Locomotiva desde a semana passada. “Estamos fazendo o encachetamento das válvulas e dos injetores, torneando algumas peças, lubrificando outras, além da limpeza com lavagem da caldeira e lubrificação da engrenagem”, afirmou o vice–presidente, Manoel Soares.

O titular da Secel, Francisco Leilson “Chicão”, que está acompanhando os trabalhos de perto, falou da dedicação dos cooperados. “Eles estão de se empenhando muito nesta revitalização, hoje ela apitou e deixou todo mundo emocionado, no dia primeiro ela irá andar, um pequeno trecho mais vai. E isso é motivo de muito orgulho, emoção e satisfação para todos nós”, disse o secretário que lembrou ainda da manutenção feita no relógio do antigo prédio da administração da Ferrovia.

“Contratamos um técnico especializado para manutenção e o nosso relógio também voltou a funcionar, ele toca de hora e hora”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo